PHN

Paralisia da alma

Deus nos fez para a felicidade

Astromar Miranda
Foto: Wesley Almeida/cancaonova

Eu quero começar essa pregação te dizendo que a vontade de Deus na nossa vida é igual felicidade. Hoje, vamos meditar o coração do capítulo 10 do Evangelho de São Marcos. A passagem do cego Bartimeu. Por ser cego, ele era mendigo e também, dependente dos outros para fazer tudo. Ao saber que Jesus passaria por ali, ele só poderia gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim.” Dois tipos de grupos estavam ali: o primeiro dizia para que Bartimeu se calasse. Mas o segundo dizia: Coragem, levanta-te, Ele te chama.
Jesus hoje te faz uma pergunta: “Que queres que eu faça por ti?” Para sermos curados, precisamos confiar que Jesus vai realizar. Bartimeu não tinha nome, pois Bar quer dizer Filho. Ele era apenas o Filho de Timeu.

Mas agora eu convido você a pegar Jo 5, 1-9 “Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.] Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que já havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: Queres ficar curado? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, já outro desceu antes de mim. Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando.”

É importante destacar que esse homem não é nomeado. Isso é para que, eu e você, nos encontremos nessa história. Ele é você, ele sou eu.
Esse homem esperava somente a via humana (pois necessitava do auxílio de alguém para ser colocado no tanque). Mas a principal via não é essa, mas é a Divina. Jesus perguntou também á esse homem: “Queres ficar curado?” A mesma pergunta que fez ao cego Bartimeu. E por que Jesus faz essa pergunta? Jesus provoca em nós a reação de sair do comodismo e nos colocar de forma ativa: Eu quero ficar curado.

Assista trecho da pregação

Leia mais:

:: Ele te chama a ser pescador de homens – Dunga
:: Chamados a pastorear como Jesus – padre Paulo Ricardo


Transcrição e adaptação: Guilherme Zapparoli


Astromar Miranda


Membro do Movimento Mariana Braga e pregador

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo