4 passos para viver a santidade

Tiba
Foto: Wesley Almeida/ Cancaonova.com

É preciso ficar com o que não passa. O mundo vai passar, assim como sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus vai permanecer para sempre (cf. I João 2,17).

 

Cumprir a vontade de Deus exige fé de nossa parte. Todos nós temos sede de eternidade, de perenidade. E aquele que experimentou a Deus, tem uma sede maior.

Precisamos nos colocar a caminho para fazermos a vontade de Deus e seguirmos em um caminho de maturação, como nos ensina a Igreja.

Primeiro passo: Encontro pessoal com Deus. É preciso se encantar com Deus. Nós nos encontramos com Deus e, muitas vezes, como São Pedro, queremos ficar no "Monte Tabor". No entanto, nós não podemos ter um encontro só com o Senhor, precisamos ter mais que isso, precisamos ir além.

"E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de o fazer, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o" (Lucas 19:47-48).

Jesus encantava até mesmo aqueles que não acreditavam n'Ele! Jesus é Aquele que envolve e fascina a quem se encontra com Ele. Você precisa ser fascinado por Jesus!

Segundo ponto: Romper com as estruturas de pecado. Rompa agora com o pecado! Tenha coragem de dar tudo o que possui, como o menino do Evangelho, que doou os 5 pães e os 2 peixes. Quando começa um adultério? Primeiro ele começa pelos olhos, pela mente, pelo coração, e a atitude, a prática, é só uma consequência das concessões que foram feitas anteriormente.

"Precisamos viver a santidade nas pequenas coisas", pede Tiba
Foto: Wesley Almeida/CN

Terceiro passo: Aprofundamento catequético. Muitas vezes queremos seguir Jesus, mas temos preguiça de ler a Palavra de Deus, de conhecer a doutrina da Igreja e de viver os sacramentos. É preciso conhecer e viver a doutrina. Você precisa conhecer sua fé, para que, na hora da tribulação e decepção, não abandone a Igreja. Não vá à igreja por causa de coordenador, de seu sacerdote; vá por causa de Jesus Cristo! 

Havia certos momentos que Jesus se retirava do meio do povo para dar formação a Seus discípulos. Nós precisamos nos aprofundar em nossa fé.

O quarto ponto: é a missão. E a nossa primeira missão é a nossa casa, dentro de casa, nas coisas pequenas. Martírio não se improvisa! Como você quer dar a vida a Jesus se você não tem disposição nem para comprar o pão na padaria para sua mãe! A vida vai prová-lo para que você viva a santidade nas pequenas coisas: 99% de chances de sermos santos estão nas pequenas coisas. A vontade de Deus, na maioria das vezes, é diferente da nossa. A princípio, a Virgem Maria não entendeu o projeto de Deus, mas ela confiou n'Ele; nós também precisamos confiar no Senhor e nos desígnios d'Ele para nossa vida.

A nossa esperança não é para este mundo. Quem vive esses passos não tem medo do céu. Só quem vive atado ao pecado tem medo da morte.

 

↑ topo