5 lições para adquirir bênção

Padre Márlon Múcio

“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Marcos 2, 17). Vim lhes trazer algumas dicas de como transformar maldições em bênçãos. Você não precisa fazer nada de extraordinário, apenas ser santo nas pequenas coisas. Amar a Deus em tudo e os irmãos como a nós mesmos no trivial. 


Como transformar maldições em bênçãos no trabalho? Na época de Jesus os pobres eram oprimidos pelos impostos, por isso esse homem do Evangelho teria a dignidade por intermédio do trabalho, no entanto, por ser um cobrador de impostos, ele era amaldiçoado pelas pessoas.

Existem cinco lições para adquirirmos bênção por meio do trabalho:

1. Trabalho, trabalho, trabalho… Deus disse a Adão: “Você vai comer através do suor do seu rosto”.  Muitos querem emprego, mas nem todos querem trabalho. O trabalho é nosso dever. Em II Tessalonicenses 3, 10  está escrito que: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer.” 

Eu vivo da Divina Providência e a Canção Nova também, mas isso não quer dizer que não fazemos nada. Nós trabalhamos muito! Mente vazia é oficina do diabo. Quem não tem o que fazer, faz o que não deve. O primeiro passo para transformarmos maldições em bênçãos é este: trabalhar, ocupar a mente. As maldições vêm justamente no caminho contrário, as pessoas que não querem dar passos se ocupam com a maldição. Como quando a mãe se preocupa mais com o vício do filho do que com o próprio filho. O que dignifica o trabalho é a pessoa.

Que amemos o nosso trabalho, colaboremos com o Pai das misericórdias no amor. Está na Palavra: Tudo é graça! Não murmure do seu trabalho, agradeça a Deus pelo seu trabalho.

Segundo Santa Teresinha, mais vale pegar uma agulha que cai no chão, por amor, do que fazer grandes viagens missionárias. Deve-se fazer tudo por amor e com amor. Não desperdice seu suor, não gaste suas lágrimas em vão, faça da sua vida uma oferenda agradável a Nosso Senhor Jesus Cristo.

2. Trabalhar para Deus. Se você trabalhar só para o seu patrão, seu trabalho poderá ficar muito pesado. Você pode trabalhar para Deus desempenhando seu trabalho do dia a dia.

3. Parar de dar trabalho para Deus. O Senhor não chama somente os santos para O seguirem, mas a todos os que com Ele andam, para os quais lhes dá todas as chances de perfeição. Não há santo sem passado, nem pecador sem futuro.

4. Deixar Deus trabalhar em você. “Eis aqui a escrava do Senhor […]” (Lucas 1, 38). Maria se fez toda pertença de Deus. Mais importante que falar de Deus para os nossos é falar dos nossos para Deus. Não permita que palavras indolentes saiam da sua boca, incansavelmente fale de sua família para Deus. Existem muitos casais amaldiçoados porque estão vivendo sob o poder do berro. Quando você grita, está ensinando ao outro que, quando ele precisar de alguma coisa, deverá gritar também! Da mesma forma, se você bate, está ensinando ao outro que, quando precisar de alguma coisa, deverá “meter a mão”. Não saia de casa, leve Deus para dentro dela. Não mude de família, deixe Deus mudar sua família! 

5. Deixar Deus trabalhar por intermédioa de você. “Apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, com vosso culto racional” (Romanos 12,1). Bendizer com a vida é mais importante que bendizer com os lábios.

A melhor maneira de ser abençoado é abençoar, a melhor maneira de ganhar o céu é fazer o céu descer à alma do irmão. Quando você descobre a maldição, faça o diagnóstico e, depois, aos poucos, comece a tratá-la.

No documento “Evangelii Gaudium”, o Papa Francisco afirma que uma pessoa, ao descobrir Jesus, não pode perder o entusiasmo do anúncio da Boa Nova, pois quem não está enamorado por Jesus não convence ninguém. 

contribuicaocn

↑ topo