A alegria é fruto do Espírito

Assis Rocha
Foto: Robson Siqueira

“O governador Neemias, o sacerdote e escriba Esdras e os levitas que instruíam o povo disseram a todos: ‘Este é um dia consagrado ao SENHOR, vosso Deus! Não lamenteis nem choreis’ — pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. E disse-lhes: ‘Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e dai porções aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso SENHOR. Não é dia de luto, pois a alegria do SENHOR será a vossa força’” (Neemias 8, 9-10).

O profeta Neemias foi o reconstrutor de Jerusalém. Havia muito sofrimento naquele tempo porque tudo estava destruído na cidade. Naquele dia o povo se reuniu para ouvir a Palavra de Deus que trazia a promessa de habitar na terra onde brota leite e mel. O povo olhava a cidade de Jerusalém, que naquela época se encontrava toda destruída, e se perguntava onde estaria essa terra de leite e mel? Como era possível se cumprir esta promessa visto que ali havia tanta destruição?

Parece que a promessa não tem sentido. Ao ler a Palavra de Deus o povo de Israel se questionava porque não via a promessa se cumprir. Às vezes olhamos as promessas de Deus e não conseguimos ver com nossos olhos elas se cumprirem. Quando o profeta Neemias vê o povo todo melindroso e desacreditando da promessa, ele diz: “a alegria do SENHOR será a vossa força”. Essa alegria é fruto do Espírito Santo. Uma pessoa cheia do Espírito Santo está sempre feliz. A alegria não é um sentimento, mas fruto do batismo no Espírito Santo.

“Alegrai-vos no Senhor, alegrai-vos” (Filipenses 4, 4). Vivemos num mundo em que a alegria depende se alguma coisa, de alguma situação, de um objeto ou bem material. 

"Só é alegre quem cheio do Espírito Santo"
Foto: Robson Siqueira

Como entender que podemos passar por este mundo com dores, sofrimentos e tribulações, mas ainda passar felizes? É possível se você for cheio do Espírito Santo. É a alegria de servir a Deus. Só é alegre quem é cheio do Espírito Santo porque a alegria é um fruto do Espírito. Não é fácil, mas esta alegria vem do amor que tudo suporta, crê, espera e não passa jamais.

São essas coisas que nos conquistam, principalmente quando vemos que esta alegria não é só para agradar, mas é fruto do Espírito Santo. Você que quer ser feliz se encha do Espírito Santo.

Tudo que acontece em alguém que se submete a Deus é fruto do Espírito Santo. Nunca diga “eu não sou capaz, não posso ser feliz”, porque é o Espírito Santo que nos capacita e nos dá a felicidade. Comece o dia sorrindo para vida, com a Palavra de Deus. Encha o seu coração da Palavra de Deus. Comece o dia dando graças a Deus, rezando e abençoando seu dia. Como você inicia seu dia? Alguém que é cheio do Espírito Santo já começa a transbordar alegria logo cedo.

“A alegria do SENHOR será a vossa força”, mesmo chorando por dentro podemos sorrir. Buscai o Espírito Santo e o resto é acréscimo. O homem de fé não vive das circunstâncias, mas tem os olhos fixos em Deus e tem a certeza de que Ele agirá.

Transcrição e adaptação: Clarissa Oliveira


Assis Rocha


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo