A aventura de sempre caminhar

Emanuel Stênio

Este novo tempo quaresmal que é um recomeço para todos nós católicos. A Quaresma é um tempo maravilhoso, é um momento de amadurecermos na fé e de termos a coragem de se levantar e deixar para trás tudo aquilo que nos afasta de Deus.


Jesus está nos libertando das cadeias que nos mantinham presos no chão e nos impedem de seguir Cristo. Nós, que somos consagrados e já caminhamos com Deus, também temos de pedir a Ele que nos levante para que possamos fazer um Quaresma diferente. Portanto, nossa primeira atitude é levantar; a segunda é caminhar no Senhor. No livro de Dom Alberto Taveira, intitulado ‘Retiro Popular 2013’, ele nos mostra que precisamos desejar o Senhor, porque somos criados por Deus e para Ele.

O nosso coração tem o desejo de Deus e o Senhor não cessa de nos chamar para próximo d’Ele. Portanto, não importa o meio, pois somos atraídos para perto do Senhor. A verdade é uma Pessoa e ela é Jesus, e o Catecismo da Igreja Católica já diz que somente no Senhor o homem pode encontrar a verdadeira felicidade.

Para sermos felizes precisamos ser fiéis a Jesus Cristo, mas ela caminha junto com a fidelidade. O primeiro passo para que isso aconteça é que tenhamos coragem de nos erguer. Nós somos uma maioria de católicos no Brasil, mas, muitas vezes, não somos um católico de atitude e que realmente segue Jesus Cristo.

Precisamos sempre buscar amadurecer e progredir. Nós somos convidados a caminhar, mas saco vazio não para em pé, por isso é necessário “alimentar-se” do Senhor. Deste alimento nós crescemos na graça e na oração. Devemos tirar da nossa vida aquilo que nos prejudica, portanto não faça isso apenas durante a Quaresma, mas todos os dias da sua vida.
0
Muitas vezes, nós só queremos a graça da oração e deixamos de lado a reza do terço em família. Logo, não podemos arrumar desculpas para não estar com o Senhor. Reze com seu esposo (a), filhos e em família.

Que tal, nesta Quaresma, você procurar rezar e agradecer a Deus antes de se levantar e deitar? É um minuto do seu dia e da sua noite que você irá se dedicar ao Senhor. Devemos ter um momento de encontro pessoal com Jesus para depois seguir caminhando. A bênção não vem sobre nós se não rezarmos, portanto reserve uma hora para o Senhor.

Tenha a coragem de pegar a Palavra de Deus e lê-la, ou então, leia um livro religioso, pois nós precisamos caminhar no Senhor. Este caminho é algo maravilhoso!

Hoje, nós somos convidados a pedir a graça do Senhor para estarmos neste caminho, e, ao final da Quaresma, tenhamos realmente mudado. Devemos crescer em Jesus e lutar contra as coisas que nos afastam d’Ele.

Devemos deixar de lado tudo o que atrapalha a nossa vida com Jesus. ‘Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta’ (Hebreus 12, 1)

Que sejamos perseverantes na nossa fé. Mesmo caindo diversas vezes, precisamos nos levantar para trilhar este caminho em Jesus.

Deus quer que os filhos d’Ele estejam erguidos, de pé e felizes. Cristão parado morre; portanto, o tempo quaresmal é propício para refletirmos sobre o nosso caminho com Cristo. É importante termos a coragem de caminhar sem cessar.

Precisamos anunciar a Boa Nova sempre e usar as palavras quando necessário, porque as nossas atitudes valem muita mais. Assim, quando for evangelizar, dê exemplos de fé!

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

 

↑ topo