A estratégia do amor


Eu estudo há muitos anos relações humanas, e vejo o comportamento das pessoas, da maneira de como nos apegamos aos defeitos dos outros. Mas hoje de modo especial Deus quer nos ensinar que os defeitos não estão no outro mas está em nós. Na primeira leitura está escrito: \”Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. Podem os montes recuar e as colinas abalarem-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor\”.

Você não pode obrigar ninguém a gostar de você. Se por exemplo, eu quero ganhar clientes eu preciso agradá-los, não adianta tratar mal. Se eu tenho uma loja de roupa e tratar mal o cliente, ele vai à próxima loja e quem perde o cliente sou eu. Você está entendendo? Quem sai perdendo é você.

Tantos casais têm se separado, porque têm se prendido nos defeitos uns dos outros.
A estratégia para mudar o relacionamento é mudar a pedagogia, mudar em primeiro lugar a nossa pessoa em primeiro lugar. O grande segredo é compreender o outro, com isso vou ter muito mais motivo para perdoar. Por que quando você conhece a história do outro, você começa a ver a pessoa de outra maneira.
Você conhece a história do seu marido? Da sua esposa?

Quando você conhece a história do outro, você tem essa atitude de mudar as suas atitudes. Você vai perceber que Deus não criou aquela pessoa dessa maneira, e quem começará a mudar será você. É necessário que todos os dias você se questione: O que eu fiz no dia de hoje que ajudou a conquistar aquela pessoa, ou afasta-la de mim?

Muitas vezes com a atitude do outro nos irritamos, mas quando lemos a Palavra vemos que Deus nos trata totalmente diferente. Deus não fica bravo com suas atitudes, é problema seu, porque \”Podem os montes recuar e as colinas abalarem-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor\”. Deus não muda nunca, porque Ele te conhece plenamente, e o principal Ele usa de misericórdia sempre.

Quantos filhos, já me disseram que iriam embora de casa por não suportam mais os seus pais. E Deus diz: \”pode os montes recuar, mas minha misericórdia não se apartará de vós\”. Quando temos o olhar de Deus em todas as coisas, pode tudo abalar, mas em tudo usaremos de misericórdia.

E só um coração curado consegue fazer isso. Só um coração curado consegue abençoar o outro ao invés de amaldiçoar. Muitas vezes pedimos a Deus a graça de sermos um instrumento eficaz, mas Deus só faz de nós um instrumento eficaz, quando temos a disposição de amar. Não adianta você rezar pela conversão do seu esposo se você não reza com amor. Só o amor tem poder de transformação.

Para alcançar-mos uma luz no teto, é necessário colocarmos uma escada e subirmos degrau por degrau. Se você for usando de misericórdia, dia após dia, de degrau em degrau você vai alcançar o coração de Deus.

Comprometa-se com você mesmo, a mudar a sua maneira de ser, de mudar a sua pedagogia com o próximo. Escolha a melhor parte, escolha o céu.

Transcrição: Priscilla Rodrigues
Fotos e áudio: Caio Rigotti

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo