A experiência da nova evangelização

Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Não importa quanto tempo demore para que a promessa de Deus se cumpra em nossa vida, mas eu posso afirmar para você, sem medo, que no tempo d'Ele a Sua promessa irá se cumprir, assim como se cumpriu na vida de São Paulo.

E é belo ver essa fidelidade de Deus Pai em nossa vida. O próprio apóstolo Paulo não foi acolhido pelos outros apóstolos no início, foi perseguido até pelos que haviam sido amigos dele, por isso, resolveu levar a Palavra para os pagãos, já que os judeus não davam valor aos ensinamentos de Jesus.

Você já perguntou a Deus qual é a vontade d'Ele para sua vida ou até hoje você tentou impor a sua vontade acima de tudo? É preciso enxergar a ação de Deus, mesmo nos pequenos atos, e procurar compreender o porquê das coisas, mesmo que sejam nossas próprias quedas.

Muitas vezes, os desígnios de Deus não vão ao encontro da nossa vontade. Na primeira vez que senti o chamado ao sacerdócio, aquilo me parecia loucura e lutei contra aquilo, porque não era minha vontade. Pensava que eu jamais poderia ser sacerdote com todos os pecados que já tinha cometido.

O padre da minha paróquia me aconselhou, mostrando que independente do meu passado eu poderia, sim, servir a Deus como sacerdote. Mas mesmo assim eu ainda relutava, por isso, diante da minha negação ele sugeriu que eu continuasse vivendo minha vida normalmente, e se quisesse poderia viver um namoro santo, porque se o meu sacerdócio fosse da vontade de Deus eu voltaria [a pensar em ser padre].

Após algum tempo comecei a namorar uma jovem do grupo de oração, mas após quatro meses vi que minha verdadeira paixão era pelo altar e pela cruz, e não adiantava lutar contra isso.

Precisamos entender que não há outra possibilidade de encontrarmos as respostas para nossos questionamentos se não for em Jesus Cristo.

"Nossa vida deve imitar a vida de Cristo", ensina padre Roger Luís
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Peça ao Espírito Santo que lhe dê a graça de ser como o apóstolo Paulo para que, por meio dela, você aceite a vontade de Deus em sua vida. Porque não importa o quão distante de Cristo vivemos até hoje, a morte d'Ele na cruz também foi para nos salvar.

A intimidade e a entrega total a Jesus Cristo são a maior prova de amor e gratidão que podemos dar ao sacrifício de Deus por nós. Ele nos fez capazes de viver na fé, transmitindo aos que ainda não O conhecem essa experiência de amor.

A Igreja tem chamado a nossa atenção para a nova evangelização, pois ela precisa atingir o homem contemporâneo. Devemos readquirir o gosto da Palavra e do Pão da Vida, pois este é o único caminho para chegarmos à salvação.

O conteúdo da evangelização de Paulo e da nova evangelização não muda, continua sendo o mesmo: "Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1, 15). E a conversão significa reconsiderar o modo de viver, deixando que Deus entre em todas as áreas da nossa vida, trazendo um novo sentido para nossa existência.

O mesmo Espírito Santo, que conduziu o apóstolo dos gentios, quer conduzi-lo hoje, e só depende de você viver essa experiência na sua vida. A verdade de Deus já foi colocada no seu coração pelo sacramento do batismo, você só precisa deixar que ela germine, cresça e dê frutos.

 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza
 

↑ topo