A fé é a base da vida

Dunga
Foto: Ariane Fonseca
Eu quero falar a vocês da área onde cultivamos a esperança. Não existe cristão que consiga assumir um compromisso com Deus se não tiver esperança, porque sempre esperamos algo; sempre esperamos um milagre. Nós precisamos levantar os nossos olhos e perguntar a Deus de onde virá o socorro, e, ao mesmo tempo, responder: “É do Senhor que vem o meu socorro”. Isso é ter esperança, é ter fé.

(Hebreus 11,1) “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê.”

Em uma casa, não se vê o alicerce. Mas a esperança você vê, pois ela está sobre o fundamento que é a fé. Todos nós esperamos por uma providência, cada um de nós tem a própria esperança.

O justo viverá pela fé e ela é a base de uma vida esperançosa. A esperança é a última que morre, isso é verdade. Somos homens de fé, mas a manifestamos por meio da esperança. Dia após dia nós manifestamos nossa fé, e isso ocorre por meio da esperança. Nós não podemos perder a esperança. Nós sempre esperamos coisas boas; precisamos entender que essa é um metodologia de Deus.

"O justo viverá pela fé e ela é a base de uma vida esperançosa"
Foto: Ariane Fonseca
Neste Natal não podemos perder a fé, não podemos viver de tristeza. Esta tristeza não serve para nada, mas pode atrapalhar essa esperança. Hoje é dia de Natal e é dia de retomarmos a esperança.

“Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele. Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!” (Hebreus 10,32-39)

Essa é a maneira que vamos viver. O Monsenhor Jonas Abib nos ensinou muitas coisas, e uma delas é viver na expectativa pela segunda e definitiva vinda de Jesus. Vivemos esperando a vinda do Senhor, mas pode ser que, ao longo de toda a sua vida, isso não aconteça. Não tem problema, porque se Ele não vier, é você quem vai a Ele. Se você nutrir essa esperança, você vai se encontrar com Ele quando morrer. Mas até isso acontecer, você viverá aqui na terra só de esperança.

Deus tem planos maravilhosos para você. Mas você tem de cumprir a missão que Ele sonhou para você. Isso o fará um homem de fé. Você sabia que Deus tem algo muito bom reservado só para você? Independente do que nós sejamos, Ele tem algo reservado para nós. Precisamos, como cristãos autênticos, viver a expectativa diária de algo bom do Senhor. Quem vive de esperança vive descobrindo o que Ele tem para cada um de nós, porque a fé é o fundamento da esperança.

"Deus tem planos maravilhosos para você. Mas você tem de cumprir a missão que Ele sonhou para ti"
Foto: Ariane Fonseca
Deus tem planos, Ele tem sonhos para você em todos os momentos da sua vida. Por isso existe aquele ditado: “A esperança é a última que morre”. Depois que você fechar os olhos aqui na terra e abri-los lá no céu, não vai precisar de mais nada, pois vai estar diante de Jesus.

Você não tem o direito de perder a esperança, porque o cristão viverá pela fé. É sobre ela que você monta a sua esperança. Não viva a partir do seu problema, viva a partir da esperança que você tem de resolvê-lo.

Eu quero desejar a você um Feliz Natal com esperança. Vamos viver este dia na esperança de que tudo será solucionado. Começar alguma coisa é difícil; recomeçar é mais difícil ainda. Agora, você precisa ter a esperança de recomeçar algo. Nos momentos mais difíceis da sua vida, você vai entender que poderá ser muito feliz, porque felicidade não é a ausência de problemas, mas é a presença de Jesus. Assim você poderá, mesmo na dificuldade, abrir um sorriso para alguém. Você está ao lado do Vencedor, portanto, tenha esperança.

Transcrição : Pollyana Fonseca

Veja também:

:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo