A força da juventude está na Palavra que permanece dentro de você

Padre Fabrício
Foto: Robson Siqueira

Dentro deste tempo, no qual somos convidados a experimentar a "revolução Jesus", a primeira coisa que eu quero lhe dizer é que não há idade para mudar sua vida. Na Canção Nova, no Acampamento "Revolução Jesus", todos são bem-vindos. A nossa revolução tem ordem, tem um caminho que nos tem sido dado por meio da Palavra de Deus.

O que vai revolucionar a sua vida é uma Palavra que está em 1João 2,14-17: “Eu vos escrevi, filhinhos: conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais: conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo — a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e a ostentação da riqueza — não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, e também a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. A Palavra está nos ensinado e precisamos digeri-la.

Todo e qualquer esforço externo de manter uma juventude nos leva à experiência do ridículo, nos incentiva a fazer papel de bobo. O jovem precisa descobrir que nada externo nos dá a juventude verdadeira. O mundo nos tem dito que podemos comprar a juventude com umas agulhinhas de botox, mas a "revolução Jesus" quer nos ensinar que a juventude verdadeira é de dentro para fora.

A Palavra de Deus nos ensina: “Jovens, vós sois fortes”. A força da juventude está na Palavra que permanece dentro de você. Mas quem é essa Palavra à qual João se refere? É Jesus Cristo. Essa é a fonte da juventude. Sabe qual é o "cosmético" que nós usamos na Canção Nova? A Palavra de Deus todos os dias!

"Somos convidados a viver a santidade de calça jeans."
Foto: Robson Siqueira

O mundo tem um projeto de nos tornar pessoas velhas para depois nos jogar fora. Quem são os personagens principais de propaganda de cerveja? Os jovens, as mulheres lindas. Mas onde está aquele velho barrigudo, bêbado? Há jovens que, apesar de pouca idade, já parecem velhos.

Antes, existia uma expectativa para o primeiro baile da menina que completava 15 anos. Hoje, muitas meninas de 15 anos já têm dois, três filhos. As meninas escolhiam o vestido mais bonito para o primeiro baile, para dançar pela primeira vez com o pai e os irmãos. Hoje, com essa idade, as meninas já “dançaram” na vida.

O mundo, desde cedo, suga tudo de nós; e em pouco tempo, já estamos no “bagaço da laranja”. Por isso somos convidados a viver a santidade de calça jeans, ou seja, a santidade de todos os dias.

Precisamos falar com os jovens, mas também os pais, porque muito dos problemas da juventude são filhos dos problemas dos pais. Nunca vamos fazer uma revolução na vida dos jovens se não fizermos uma revolução na vida dos pais.

Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo não há nele o amor do Pai” (1Jo 2,15). O convite desta Palavra é para que façamos com que o mundo saia de dentro de nós.

"Deus já plantou em nós o desejo de permanecermos jovens, mas o mundo deturpou isso"
Foto: Robson Siqueira

Como é possível ser jovem no mundo de hoje? Não deixando que o “ter” e o “prazer” tomem conta de nossa vida. Precisamos acordar, porque senão o mundo nos faz de bestas. O projeto inicial de Deus era de que todos fossem santos, mas nós invertemos as coisas, e hoje ser santo é ser o diferente.

O mundo passa e também a sua concupiscência” (1Jo 2,16). Deus já plantou em nós o desejo de permanecermos jovens, mas o mundo deturpou isso. Você precisa saber que a juventude está dentro de você.

O mundo nos oferece tudo e nos diz que para sermos jovens é preciso fazer tudo. Mas o que você precisa é ser convencido de que Deus colocou esse desejo dentro de você, no entanto, a Igreja nos ensina que nós podemos tudo, mas nem tudo nos convém.

No livro “Santos de calças jeans”, há uma oração que eu quero fazer com você. “Senhor, tenho dentro de mim uma vontade imensa de ser santo, de ter uma vida heroica, de ser bom, ser melhor. Essa vontade está dento de mim e eu a deposito em Seu altar. Sei de meus limites, mas sei que aquilo que ofereço é santificado. Sei que tens o poder de santificar tudo e nada perdes. Senhor, eu não quero uma vida qualquer, eu desejo a vida eterna. Quero viver tudo o que é me permitido. Quero ter uma santidade que gere frutos. Ajude-me, Senhor! Faz de mim um jovem santo”.

Só há dois lados na nossa vida: Deus ou o mundo. Não dá para ficar "em cima do muro".

Eu não posso lhe dizer que é divertido ser jovem e pedir que você reze como um monge. Você precisa de uma santidade "bem da hora", que seja muito boa. Você traz um desejo de experimentar isso? Há dentro de você um fogo de viver uma juventude santa?

O seu povo, Senhor, tem dentro dele o desejo da juventude eterna. Queremos ser santos, Senhor, por isso alimente em nós esse desejo. Amém."

↑ topo