A Força do Espírito Santo nos faz testemunhas de Jesus

Pe. José Augusto
Foto: Vânia Regina/CN

Como falei no inicio da celebração, parabéns para você que faz parte da Igreja Católica. Somos católicos, e a Igreja começou no dia de hoje. Vou mostrar na Sagrada Escritura a importância do dia de hoje e eu estou sorrindo, e vocês também precisam estar alegres e rezando a toda hora dizendo: vem Espírito Santo!

Para entendermos a importância desta festa, eu vou pegar na Bíblia algumas passagens que falam de datas importantes para o cristianismo, mas que não tinha tanta gente para testemunhar quando aconteceram.

A primeira data importante para nós é o nascimento de Jesus, Lucas 2, 8.16

“Havia naquela região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.”

Nesta data tão importante como o nascimento de Jesus estavam ali apenas alguns pastores. Na gruta tinham três pessoas: Maria, José e o Menino. No nascimento de Jesus que deveria ter uma multidão só tinham algumas pessoas.

“Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles.” (Marcos 9, 2)

Na transfiguração de Jesus, onde Ele se manifesta como Pessoa Divina, num momento tão importante, estavam lá somente três dos seus discípulos

Depois, num acontecimento também importante, como o da sua morte, o dia onde Ele cumpre a sua missão de resgatar toda a humanidade, um dia onde deveria estar ali, diante dele, uma multidão, pois é o dia que Ele vence Satanás, a Palavra vai dizer em João 19, 25, que “junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.” além delas estavam ali João e alguns soldados romanos. Podemos contar mais ou menos 17 a 20 pessoas, no máximo que estavam presente nesta data tão importante.

No dia que ele ressuscitou, que é um dia muito importante para nós, porque é o dia da vitória da vida sobre a morte, a única testemunha, segundo João, foi Maria Madalena. Neste dia não deveria ter ali uma multidão, já que por várias vezes Ele mesmo disse que iria ressuscitar ao terceiro dia?

Então, nós encontramos no Evangelho algumas destas datas importantes em que encontramos poucas pessoas, mas em Jerusalém estava acontecendo uma festa judaica. Havia uma multidão celebrando a Festa da Colheita, que se chama Pentecostes. Para nós cristãos, esta festa é sinônimo da presença do Espírito Santo, mas para o Judeu é a festa onde se oferece a deus as primícias da colheita; e Deus aproveita este dia onde tinha muita gente em Jerusalém – ao contrário de outros acontecimentos importantes do Evangelho – para enviar o Espírito Santo.

Por que Deus espera esta festa onde havia gente de todos os lugares para derramar o Espírito Santo? Porque Deus precisava de uma multidão para ser testemunha deste derramamento no mundo inteiro. E na passagem bíblica diz-se que os discípulos estavam todos rezando e houve um barulho como de um vento forte, então a casa se encheu de um barulho e ali todos ficaram cheios do Espirito Santo.

No meio desta multidão tinham pessoas de todos os tipos e lugares, e ali já estava se cumprindo a profecia da Igreja, porque Deus queria atingir todas as pessoas, todas as línguas, todos os povos. Deus queria que a força do Espírito Santo levasse aquelas pessoas a testemunharem o Nome de Jesus nos lugares de onde elas vieram e aí se deu a difusão do evangelho pelo mundo.

"Somente o Espírito Santo nos faz testemunhas de Jesus Cristo"
Foto: Vânia Regina

Hoje nós estamos aqui para pedir mais uma vez esta Força do Espírito Santo para testemunhar Jesus, porque nós estamos desanimados com o que esta acontecendo na Igreja. É só você ler os últimos jornais para ver como estamos sendo atacados e, se não bastasse isto, as pessoas estão ficando desconfiadas e escutam outras falarem “olha aí, pra você que vai para a igreja, olha o que acontece nesta igreja”

Irmãos, as bordoadas estão sendo grandes contra a Igreja, e tem muita gente nas nossas casas que estão desanimadas. Para termos uma ideia, onde estão as pessoas que vieram nos outros anos neste acampamento?

Por isso, Deus convocou pessoas de todo o mundo para que, depois que voltassem para as suas terras, testemunhassem e espalhassem o Evangelho. Eles viram o que aconteceu no cenáculo e testemunharam as maravilhas que viram naqueles discípulos que falavam em suas línguas de origem. Assim também, Deus trouxe você e reuniu uma multidão aqui para que, vendo as maravilhas que Deus realizou, você volte com a Força do Espírito Santo.

Hoje é um acontecimento muito grande, é pra todo mundo estar mostrando os dentes, os padres devem estar cheio do fogo, os agentes de pastoral, os catequistas, todos devem estar cheios do Espírito Santo e testemunhando que Ele está vivo e é o Senhor. Nem na copa do mundo deste ano não pode haver tanto entusiasmo como no dia de hoje. Se nas olimpíadas e na copa o mundo todo mundo para, os cristão não podem parar, eles devem ir falar nos becos, nas casas, em todos os lugares que Jesus Cristo é o Senhor, porque estão cheios do Espírito Santo. Se a copa é um acontecimento, Pentecostes é O acontecimento. Se na África do Sul Nelson Mandela conseguiu unir os negros e os brancos através de um time, a Igreja une os povos com a descida do Espírito Santo.

Estão querendo apagar o nome de Jesus da face da terra, mas não tem como, não vão conseguir, em alguns eles vão apagar, como estão conseguindo fazer com que alguns cristãos neguem a sua fé, mas para que não seja em nós, vamos então nos encher da Força do Espírito Santo para que aonde foi apagado o Nome de Jesus Cristo nós possamos reescrever.

transcrição e adaptação Daniel Machado


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600



Veja também:

:: Dom da fortaleza
:: Dom da inteligência e dom da sabedoria
:: Dom da ciência
:: Dom da piedade
:: Dom do temor de Deus
:: Dom do conselho



:: WebTVCN, muitos vídeos para você

:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova


↑ topo