A libertação pela Palavra

Márcio Pacheco
Foto: Daniel Machado

Quando nossa vida está cheia da Palavra de Deus não fazemos barulho, mas quando ela está vazia da Palavra de Deus fazemos muito barulho por onde passamos.

“Digo-vos isso para que ninguém vos engane com discursos sedutores” (Colossenses 2,4).

Tudo que não vem de Jesus é sedução. A novela diz que você não precisa cuidar de seus filhos, pois eles aprendem sozinho. Diz que filho pode crescer e responder pai a mãe; que a mulher não precisa amar o marido, nem o marido a esposa. “Não vos engane com discursos sedutores”. Não tem meio termo.

Eu vejo muitos jovens dizendo que o negócio agora, é o relacionamento moderno, você pode fazer o que quiser. Isso é o que o mundo diz. O amor recíproco abre mão das vontades, é o que Jesus diz.

“Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo” (Colossenses 2,8).

Como as tradições humanas têm acabado com o mundo. Quantas vezes acontece na nossa vida, de vivermos esperando que o outro se transforme antes de nós. Eu espero que o outro seja transformado, mas não sou capaz de fazer a minha parte. Eu já ouvi muitas mães dizendo que já fizeram de tudo pelo filho, mas ele não muda. Se nós não tivermos a coragem de abraçar e acolher as chagas do outro não seremos libertos. Se cremos na Palavra de Deus, ela precisa fazer eco na nossa vida, e não podemos mais ser os mesmos.

Hoje, a libertação que Deus quer fazer em nossa vida é a libertação de nós mesmo. O mundo diz para você cuidar de sua vida, o mundo fala das tradições humanas. Sejam livres dessas tradições. Se alguém fala para você: “vamos para o boteco”. Você precisa dizer: “não! Eu vou passear com minha esposa”. É preciso ser radical, não tem meio termo.

Muitas vezes nós não conseguimos libertar os que estão a nossa volta porque eles erraram. E porque erraram, não são dignos de conviver com sua santidade. Mas o Cristo libertou aquele pecador que estava ao Seu lado. Então faça a sua parte com aqueles que estão a sua volta. Jesus libertou a mulher adúltera, e Ele disse: “Vais e não tornes a pecar”. Jesus imprime naquela mulher a esperança, mas ela precisa fazer a parte dela. Ser liberto da prisão significa mudar o jeito de viver.

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Colossenses 3,1).

Buscar as coisas do alto é o pai que chegar em casa e dizer “eu te amo”. Quantas vezes você disse “eu te amo”? Tem homem que acha esquisito dizer “eu te amo” para a mulher porque é coisa de namorado. Os filhos já não pedem mais a bênção para os pais. As novelas mostram que os filhos não podem mais dar um beijo nos pais, eles são modernos. Os pais já não abraçam os filhos. Ame, é isso que liberta. Ame o seu filho agora que ele não está fazendo a sua vontade, não é o filho que você esperava que fosse, ame agora. Se hoje seu filho, marido, esposa estão chagados, eles estão mais parecidos com o Crucificado, então a hora de amar é agora.

"Liberte os da sua casa que estão cativos", exorta Márcio Pacheco
Foto: Daniel Machado

“Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca” (Colossenses 3,8).

Chega de palavrão em casa! O milagre é cotidiano, a cada dia basta seu cuidado. Toda hora é um exercício de paciência, na hora de ser ríspido, não seja.

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência” (Colossenses 3,12).

O que é entranhar? É você olhar para aquele que você sempre dá uma “patada” e dar uma palavra de amor. Se o seu coração está cheio de mágoa é isso que você vai dar para sua casa. Mas se você está entranhado da misericórdia de Deus você vai ser um ótimo pai, ótimo filho, ótima mãe.

“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós” (Colossenses 3,13).

Suportar é estar com alguém quando ele já não tem mais forças. Tem alguém na sua casa que está com as pernas fracas? Você precisa ser suporte para ele. É preciso que você queira. Você quer?

“Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3,15-17)

Há uma decisão a ser tomada hoje por nós: “acolher essa Palavra, ser livre das vontades, e por essa palavra libertar os cativos”. Não permita que as chagas dos outros impeça você de ser de Cristo. Liberte os da sua casa que estão cativos e mude sua família em nome de Jesus.

Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

↑ topo