A luta entre o bem e o mal

Ricardo Sá
Foto: Robson Siqueira

“O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos?- Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro” (Mt 13, 24-30).

Nesta Palavra, Jesus nos explica como o reino de Deus se estabelece. Ele nos diz que o homem descobriu que no lugar onde haviam plantado a trigo, nasceu também o joio. Não é verdade que você encontra, dentro de você, coisas boas e ruins? O reino de Deus se estabelece dentro de nós, mas existe uma grande luta entre joio e trigo dentro de você.

Quando os agricultores decidiram arrancar o joio, nosso Senhor Jesus Cristo disse que 'não', porque quando chegasse a época certa, eles seriam separados e o joio seria lançado ao fogo.

Essa Palavra nos auxilia a entendermos que a vida cristã é uma luta, mas já existe um vencedor, Jesus Cristo. A Ele a glória!

"Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis" (Gálatas 5,16-17).

Nós temos a necessidade de ver aquilo que não devemos, de falar o que não podemos, é como uma fome; mas o Espírito Santo nos auxilia. A nossa vida como cristão é essa luta entre o bem e o mal dentro de nós. Não se assuste se você se encontra numa batalha que parece ser desleal e não encontra, dentro de você, forças para lutar, porque apenas o Espírito Santo pode ajudá-lo. Nós vivemos num mundo que está, constantemente, nos sugando.

'Mesmo que o mal não se canse, nosso Senhor Jesus Cristo cuida de nós'
Foto: Robson Siqueira

Essa é a nossa luta diária que tem nos feito viver com tanta dificuldade; é essa luta que vai levá-lo para o céu. Quantos propósitos já fizemos, mas não conseguimos realizá-los? Benditos sejam os filhos de Deus, porque quando o Senhor voltar e nos encontrar em plena luta pela nossa conversão, fazendo o bem, ele nos levará para a glória.

Sabendo que a luta é difícil, precisamos estar preparados e pedir: “Vinde Espírito Santo, envolve a minha vida”.

Escolha Jesus Cristo, a bondade, o amor, a paciência, a generosidade. Mesmo que o mal não se canse, nosso Senhor Jesus Cristo cuida de nós. Para onde formos, precisamos caminhar cercados pelo Espírito Santo, pelo amor de Deus. Não somos nós que lutamos, mas Deus; porque não temos forças para isso. E se, às vezes, fica difícil demais, temos a certeza de que o Senhor nos protege.

“Vem Espírito Santo. Vem Espírito Santo. Vem Espírito Santo”. À medida que vou dando lugar à presença do Espírito na minha vida, o mal vai se afastando.

Transcrição e adaptação: Miclhelle Mimoso

 


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


Kairós da Campanha da Fraternidade com Dom Dimas

↑ topo