A nova evangelização

Professor Felipe Aquino
Foto: Carlos Eduardo
Dia 25 de janeiro é a data em que a Igreja comemora a conversão de São Paulo. Este homem foi o maior evangelizador da Igreja porque foi o apóstolo dos gentios. Ele saiu de Jerusalém para toda a região que hoje é a Turquia, até a Grécia, Roma… Não havia avião, internet e nada dessas tecnologias e ele evangelizou além-fronteiras. É um sinal memorável de que todos nós devemos fazer a mesma coisa.

Todo cristão é evangelizador. Enquanto eu ficar com o Evangelho, no meu cantinho, com a fé só para mim, não estou totalmente convertido. Quem recebe uma boa notícia quer logo espalhá-la. A gente precisa conhecer Jesus e levá-Lo aos que ainda não O conhecem.

Quero compartilhar com vocês um documento que o Papa Paulo VI escreveu chamado “Evangelii Nuntiandi” (Evangelização no Mundo Contemporâneo). A Canção Nova começou por causa desse documento. O padre Jonas Abib leu esta mensagem e sentiu o chamado para evangelizar pelos meios de comunicação. A comunidade católica começou pela rádio e, hoje, já alcança milhões de pessoas por todos os meios de comunicação atuais.

Nossa motivação para evangelizar é a vida de outras pessoas que estão nas nossas mãos
Foto: Carlos Eduardo

São Paulo diz que a fé entra pelos ouvidos pela evangelização. E o Papa Paulo VI afirma que o Evangelho não pode ser substituído por nada.

Nossa motivação para evangelizar é a vida de outras pessoas que estão nas nossas mãos. Todos merecem a salvação! Evangelizar constitui a graça da Igreja, a sua mais profunda identidade. Existem pessoas que dizem não ser mais necessário evangelizar, não precisamos mexer com os pessoas que estão quietas.

Você precisa compartilhar a salvação com os seus irmãos. Ninguém é obrigado a impor o Evangelho, mas nós cristãos precisamos propô-lo aos irmãos para que eles tenham a chance de conhecer a Verdade.

Por que muitos católicos deixaram a Igreja? Porque foram abandonados. Na hora da dor, em vez de ter o consolo dos irmãos católicos, foram recebidos por outras religiões que os acolheram. Você precisa mostrar que ama cuidando. Não tenha medo porque Jesus estará com você sempre, mesmo quando você for perseguido por causa da evangelização. Mas é preciso ficar atento a algo: nós precisamos evangelizar segundo as doutrinas cristãs; não segundo uma doutrina que achamos ser a certa.

Precisamos de novo ardor, novos métodos e nova expressão
Foto: Carlos Eduardo

Precisamos de novo ardor, novos métodos e nova expressão. Novo ardor é o fogo do Espírito Santo, que precisa estar presente em nossas vidas; novos métodos é a internet, música, livros, entre outros; e nova expressão são nas novas comunidades e nos novos movimentos da Igreja.

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.

ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Veja também:
:: Episódios do programa 'Vida em família', da WebTVCN
:: Leia este conteúdo no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova


Prof. Felipe Aquino


Doutor em engenharia mecânica, pregador e escritor

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo