A palavra de Deus nos impulsiona para dar passos na vida

A palavra de Deus nos impulsiona para dar passos na vida, nos convida a tomar novas decisões, que mudaram todo nossa história.

Nós olhamos a passagem de Pedro, onde Jesus envia pedro a ir para águas mais profundas e nos perguntamos: “em que águas o Senhor deseja que vamos, se não conseguir enxergar nada?” Jesu tinha duas oportunidades, dois barcos e optou por uma barca e começou a transmitir os ensinamentos do Senhor. Deus sempre coloca dois caminho para que nós possamos decidir em qual a barca que queremos escolher, nos coloca o bem e o mal a nossa frente. Jesus que fez a escolha.

O belo de Deus é este, Ele sempre está conosco e corre todos os ricos para estar conosco, a decisão primeira não é minha, é de Deus, é Ele que escolhe entrar no nosso barco. Seja qual for nossas condições de vida, Deus nunca nos deixa, nunca nos abandona, mesmo que venha raios destruindo nossas esperanças, Deus está sempre ao nosso lado dizendo: “Não tenhais medo.”

Por misericórdia, por amor, Deus se revela a nós. Mesmo que você esteja numa situação que não tem solução, não se preocupe, Deus está contigo. Mesmo que esteja vivendo dificuldades, se você está com Deus, você tem tudo. O grande convite de Deus é fazer a experiência de ir à águas mais profundas.

Muitas vezes escutamos, minha vida não é nada, mas somente Deus pode fazer algo do nada. Do nada, Deus pode fazer tudo. Em Gênesis relata isso, tudo era nada, e do nada Deus fez tudo, nós não somos capazes de fazer nada com o nada, mas Deus tudo pode.

Não podemos ficar presos a estruturas formadas e esquecendo do essencial , Simão não tinha apercepção que era Deus que estava na barca, mas por obediência, ele ouve Jesus. Deus, quando lança o novo, há um grande conflito, de um lado nossas incertezas, inseguranças, medos, e do outro lado o desafio de Deus. Simão teve que avançar, sair da margem da vida e ir para o centro, para a profundidade de Deus.

Quando eu quero fazer a vontade de Deus, eu quero romper com as ilhas da minha vida. Simão nem sabia onde ele estava, o que ele tinha que romper era as ilhas do seu interior. Deus nos convida a romper com nossas ilhas e viver com autenticidade.

De uma lado temos o absurdo de Deus, e do outro lado a obediência de corações sinceros. Quando eu obedeço toda a minha vida é transformada.

Eu não sei quais os desafios que Deus tem feito na sua vida, mas Ele nunca nos deixa quietos. Obedecer a vontade de Deus é assumir todas as bençãos que Ele tem para nós. Pedro fez a experiência profunda da Palavra de Deus, quando disse: “por causa da tua palavra eu lançarei as redes.”

Há 60 anos um adolescente, deu seu sim a Deus entrando no seminário, ele não tinha maturidade, nem condições, mas pelo sim a vontade de Deus, tudo se fez. E quantas pessoas hoje conhecem a Deus, pelo sim de um adolescente, pelo sim de Monsenhor Jonas Abib.

Talvez você queira o melhor esposo do mundo, então comece sendo a melhor esposa do mundo hoje, de seu sim a cada dia. A iniciativa sempre é de Deus, ele que escolhe sempre a barca que nós estamos, por isso devemos ser fiéis.

Veja o sim que está dando e não tenha medo, pois Deus fará grandes coisas na sua vida. Não tenha medo, simplesmente seja fiel a Deus e tudo Ele fará. A decisão de estar diante de Deus é nossa, os frutos é Ele que irá produzir, não tenha medo de lançar as redes.

Eu quero dizer o meu sim e vc?

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto


Padre Rafael Solano


Sacerdote da arquidiocese de Londrina -PR

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo