A palavra é semente que fecunda

A palavra tem o sentido da semente que fertiliza, porque quando a uma fertilização é sinal que há fecundação. A Palavra de Deus fala conosco, através do coração, assim começamos a viver uma vida plena no Senhor.

A fertilização é promovida pela Palavra de Deus, pois toda vez que meditamos a palavra o Espirito Santo faz com que ela seja novamente renovada em nossa alma. Cada palavra que chega ao seu coração vem para expressar algo diferente.

Padre John Baptist
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

A bíblia nos ensina que o Paráclito é quem nós ensina abrir para a Palavra de Deus. É desta forma que vamos abrindo o nosso coração para ser fertilizado com seus ensinamentos.

A Palavra de Deus precisa ser ouvida e aplicada, por isso chegou o tempo da graça do Senhor. O tempo de sermos fecundados pela profecias de Jesus, porque a palavra é a semente que nos fecunda e nós faz se tornar filhos e filhas de Deus.

Hoje nós somos ensinados por Deus para sermos novos seres humanos, por isso abra seu coração para que ele seja penetrada pela palavra. O papa Bento XVI nós diz isso quando abriu o ano da fé que precisamos nos voltar para Deus. Pense qual é nosso objetivo de estar aqui neste mundo, ou seja, para que estamos aqui?

Devemos refletir a passagem do capitulo 13 do Evangelho de Mateus, na qual Jesus nos ensina através da parábola do semeador. Jesus sentando a beira do mar está a contemplar água, porque ela é o símbolo da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

A Palavra de Jesus, através do Espírito Santo, é sinal da vida. Quando a nossa vida se encontra em um verdadeiro caos é o momento de nos abrimos para uma vida nova.

Deus quer entrar na sua vida caótica e organizar tudo, pois Ele quer trazer para nós algo bom. Nós não estamos aqui por acaso, mas porque somos preciosos para Deus.

O Senhor vai corrigir a nossa vida, por isso faça hoje o seu Kairós. Nós devemos sair da nossa maneira cronológica de pensar e vamos começar a pensar como Deus. Faça a experiência de hoje em diante viver um dia diferente, ou seja, vamos ser filhos de Deus andando pelas ruas sem pecado e que possamos evangelizar outras pessoas.

Muitos hoje se encontram sem esperança, pois devemos ser novamente batizados e entrar realmente para a Igreja. Todos nós que somos batizados pela água do Espírito Santo fazemos parte deste templo do Senhor, por isso nós somos instrumentos de Deus não como escravos, mas somos os verdadeiros amigos de Jesus. Não somos apenas amigos de Dele, mas de uma maneira mais profunda somos irmãos de Jesus.

'Onde está Jesus existe o amor e a alegria', disse Pe. John Baptist.
Foto: Natalino Ueda/Cancaonova.com

:: Veja mais fotos no Facebook
:: Mais fotos no Flick
r

Para que isso realmente aconteça na sua vida é preciso que cada um tenha a força para viver com Jesus nos ensinou, ou seja, uma vida sem pecado.

Muitas vezes procuramos por Jesus para sermos curados de uma enfermidade, mas não devemos pedir apenas coisas pequenas a Deus e sim coisa grandes. A nossa fé não precisa ser de expectativas, porque nós somos filhos de Deus e o paraíso a nos pertence.

Quando participamos da Sagrada Eucaristia somos fertilizados pela Palavra de Deus, pois a partir deste momento somos chamados a sermos como Cristo. Devemos querer ser a presença de Jesus Cristo em todos lugares.

Devemos ser a presença de Jesus Cristo por onde passamos, portanto todos a nossa volta deve sentir a presença forte Dele.

A medida que temos o Santo Paráclito conosco estamos nós relacionando com Jesus Cristo. Nós podemos sentir a Palavra de Deus e dali nós obtemos a salvação, porque Ele é a única glória.

Precisamos ser a imagem e semelhança de Deus, porque aqui na terra devemos ser espelhos de Jesus Cristo. Quando a Palavra de Deus é pronunciada nós tornamos novamente seres humanos, portanto é necessário que cada um de nós tenha um relacionamento com o Senhor.

É importante que tenhamos uma comunhão com Deus, pois somos templos do Espírito Santo e temos o paraíso dentro de nós. Onde está Jesus existe o amor e a alegria! Portanto quando caminhamos com Jesus, precisamos agradecer a Ele por quem somos.

O céu está dentro do nosso coração! A palavra de Deus tem o poder de ativar nossa vida, por isso Ele nos enviou o Espírito Santo.

A bíblia nos diz que a palavra dita pelo Senhor proclama a vida, por isso quando escutamos atentamente somos curados e passamos caminhar com Jesus. Deus encontra com coração de cada um para nos fazer vivos novamente, por isso Ele nos mostra o caminho e verdade.

Deus quer fazer algo bom para cada um de nós, por isso Ele nos convida a sermos semeados pela sua Palavra. Ouvindo os ensinamentos de Jesus precisamos permitir que Ele realmente seja fecundado no seu coração, assim deixe o Senhor permanecer na sua vida.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

 

Assista um trecho desta pregação:


Padre John Baptist Bashobora


Sacerdote da diocese de Mbarara, Uganda/África

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo