A Pessoa do Espírito Santo

.: Ouça essa pregação, na íntegra

A samaritana é para nós hoje um espelho de salvação, pois ela se encontrou com o Senhor, a Água Viva. Ela é este espelho, é como cada um de nós que hoje que sai por aí procurando saciar a nossa sede. A samaritana sou eu e você que temos no coração a sede de encontrar-se com Jesus.

Quando a samaritana encontra-se com Cristo, ela toma uma decisão radical. A Palavra de Deus vai dizer que esta mulher deixa o seu cântaro para contar o que Jesus lhe havia dito. Em palavras bem populares ela \”deu um chute no balde\”.

Hoje, vamos falar sobre a Pessoa do Espírito Santo. Quando conhecemos uma pessoa, logo perguntamos o seu nome, que é algo peculiar da pessoa. O Antigo Testamento o chama de Ruah, vento impetuoso. Quantas vezes na oração sentimos uma brisa leve que nos leva a Deus, mas também muitas vezes Ele vem até nós como vento impetuoso, vem para nos deslocar realmente.

O Espírito Santo é o Sopro de Vida que Deus soprou nas narinas do homem que Ele criou à sua imagem e semelhança. Ele é o amor do Pai que se dá no Filho, o amor do Filho quer se dá no Pai. São Paulo diz que o amor de Deus foi derramado em nosso corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

O Evangelho nos ensina que o Espírito da verdade é quem revela aos corações os pecados. É o Espírito Santo quem atualiza a vontade de Deus em nossas vidas.

\”É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós\”. (João 14,17)

Lembro-me dos furacões que vimos ano passado nos EUA, onde, como que num filme, pudemos ver o estrago que aconteceu naquela região. Digo, sem medo, que o Espírito Santo vem muitas vezes da mesma maneira, para nos deslocar da nossa realidade egoísta.

Quantas vezes nós paramos e como aquela samaritana dizemos: \”Senhor, como queres que eu te dê água? Sou uma samaritana, como queres que eu te sirva? olha só para minha história, sou pecador\”. Olhando para sua história você pode até dizer que tudo está desabando, mas saiba: Deus hoje quer te dar o Espírito Santo para revigorar as suas forças e para restaurar o seu lar.

Voltando ao furacão, lembremos da união das pessoas que diante de tanta ruína lutaram para juntas restaurarem as cidades atingidas. O Espírito Santo renova todo o homem. Não fiquemos a chorar o leite derramado. Hoje é hora de voltar os olhos para o Senhor e reconstruir a nossa história.

Talvez você esteja represado no vício, mas saiba que o Espírito Santo quer te ajudar a superar. Hoje Deus quer mudar essas realidades, lhe dar o Espírito Santo e revigorar suas forças. Não podemos ficar presos nos nossos traumas, o Senhor nos chama hoje a virmos para fora.

Deus quer usar das suas \”represas\” para produzir vida. O marido vai estar lá do mesmo jeito, os filhos, o emprego, as dificuldades estarão do mesmo jeito também, mas saiba que Deus quer produzir vida diante de tais situações.

A decisão será totalmente sua de dizer: \”Senhor, eu quero ser uma nova criatura. Senhor, eu quero ser tocado de maneira diferente pela sua graça\”.

\”O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida\”. João 6, 63

É o Espírito Santo que pode arrancá-lo de seus túmulos, da lama do pecado . É Ele quem vivifica as realidades em que você se encontra e quer dar sentido a sua existência.

Hoje celebramos um ano do falecimento de o Paulo II; homem que mostrou com a sua vida, mesmo sem dizer muitas palavras, no seu sofrimento, que queria levar sua missão até o fim. Nos mostrou que não precisamos de muitas coisas para sermos felizes, mas simplesmente sermos felizes com o Senhor.
João Paulo II foi até o fim produzindo pérolas de salvação.

Talvez as coisas na sua casa não vão mudar muito, mas, você, pela ação do Espírito Santo, poderá transformar toda sua realidade em pérolas de salvação.

Transcrição: Claudenilson José
Fotos: Tatiana Gomes


Padre Rafael Solano


Sacerdote da arquidiocese de Londrina -PR

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo