A reconciliação exige aproximação

Padre Fabrício Andrade
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
José do Egito, separado da família havia anos, voltou a se unir a ela num momento de necessidade. Ele, que havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, precisou ter a primeira atitude de perdão. Nós também precisamos fazer isso.

José reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram. Ele havia se tornado um homem rico, vivia cercado de pessoas, mas o primeiro passo para se viver um momento de reconciliação é a privacidade. É isso o que tem faltado hoje em nossas casas. O espaço da reconciliação exige aproximação. A falta de perdão distancia a família. Se você está vivendo um momento em que precisa perdoar, é preciso restaurar sua casa. O primeiro passo para viver a reconciliação é a iniciativa de olhar novamente nos olhos.

Quando estamos de frente um com o outro, nos damos a conhecer. Não podemos dificultar o caminho do perdão. As nossas famílias estão ficando distantes dentro da própria casa, porque estamos nos esquecendo da importância do diálogo. Cada vez mais temos de investir tempo para falar de coisas do dia a dia. Você precisa olhar nos olhos do outro, chamá-lo para conversar.

Sabe quando o mundo vai perceber que o Reino de Deus está próximo? Quando este [Reino] começar dentro de sua casa.

Na Canção Nova aprendemos que uma família cresce e amadurece quando aprende a dar e a pedir perdão. A quem, na sua casa, você precisa dar perdão? A quem você precisa pedir perdão? Perdão é decisão, não sentimento. Não precisamos perdoar a quem nos dá flores; temos de perdoar a quem nos dá espinhos.

"Não precisamos perdoar a quem nos dá flores; temos de perdoar a quem nos dá espinhos."
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com

Para que o Reino de Deus aconteça na sua casa é preciso que você tenha a coragem de se reconciliar. Você vai ter de dar o primeiro passo de chamar a pessoa em questão para conversar. Se tivermos a coragem de ter o diálogo de cada dia, evitaremos a briga de cada mês.

Não podemos nos esquecer de que Jesus nos ensinou a rezar assim: “Perdoar as nossas ofensas assim como nós perdoarmos a quem nos tem ofendido”. Isso precisa acontecer dentro da sua casa.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova


Padre Fabrício Andrade


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo