A simplicidade de Maria

Diácono Nelsinho Corrêa
Foto: Arquivo-CN

Para amar Nossa Senhora é preciso ter um coração simples, pois quem é muito intelectual não consegue entender, pois ela é a Mãe da simplicidade.

O anjo anunciou a Nossa Senhora que ela conceberia o Salvador. Todos conheciam a profecia de que o Salvador viria da linhagem de Davi, mas a Virgem Maria não era dessa linhagem, José é que descendia dela [dessa linhagem].

O anjo veio em pessoa saudar Nossa Senhora. Maria tinha feito um voto a Deus de entregar a sua virgindade a Ele, por isso ela questionou como teria um filho se não conhecia homem algum. E o anjo disse que essa graça seria por obra do Espírito.

"O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo'. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação" (Lc 1, 28-29).

Maria Santíssima perguntou o que significava isso, ela não ficou na empolgação, um cristão não se leva por elogios nem pela empolgação. Por isso ela perguntou o que significava aquele elogio. Nossa Senhora não sobrevivia de elogios e começou a refletir sobre o significado daquilo e o anjo começou a lhe explicar: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim” Lc (1,30-33) Ele revelou a Maria, coisas muito grandes.

“Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se" (Lc 1, 34-38).

Quando perguntamos coisas a Deus, damos a Ele a oportunidade de nos revelar algo maior. Deixe de cobrar dos homens somente aquilo que só Deus pode lhe responder! Muitas vezes, cobramos da Igreja, das pessoas, mas é somente Deus quem nos dará a resposta. O Senhor envia o Seu Espírito, que nos responde.

"Deus quis ter uma Mãe. Jesus é Deus e Maria é a Mãe d'Ele, então ela é a Mãe de Deus."
Foto: Arquivo-CN

A Virgem Maria não se fez de entendida, ela questionou o anjo e depois desse diálogo, ela disse: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra".

E depois disso Nossa Senhora sai apressadamente, pois vai ajudar a prima Isabel, grávida na velhice do seu primeiro filho, porque para Deus nada é impossível! Maria tinha aproximadamente entre 14 e15 anos. E quando ela chega à casa da prima, ela fica cheia do Espírito Santo, pois no seu interior estava Jesus. E João, que estava no ventre de Isabel, também foi batizado no mesmo Espírito.

A Virgem Maria leva a simplicidade de mãe aonde ela vai. Nossa Senhora sempre se manifesta na hora da dificuldade. Falar da simplicidade da Virgem Maria é falar de sua humildade. Ela cantou o cântico por meio do qual exaltava o poder de Deus. Nossa Senhora é a Mãe da humildade, seu amor se manifesta nas coisas simples.

Deus quis ter uma Mãe. Jesus é Deus e Maria é a Mãe d'Ele, então ela é a Mãe de Deus.

Monsenhor Jonas Abib tem uma devoção muito grande por Nossa Senhora, esse terreno está cheio de medalhinhas [de Nossa Senhora] que foram jogadas por ele. Ele olhava para este lugar [Centro de Evangelização] quando ainda era um lago e falava que aqui seria um estádio, e eu olhava e só via um lago.

"Passa na frente, Maria!" sempre foi o pedido de monsenhor Jonas e hoje você pisa aqui para acreditar o que Deus faz quando a Virgem Maria passa na frente. Você que hoje se pergunta como será sua vida, confie em Nossa Senhora! Talvez você esteja num "brejo", mas ele virará "chão firme".

A fé nos leva à atitude, ela não nos deixa passivos, ela nos leva a dar passos.

Que Deus nos dê, neste mês de maio, a simplicidade e a humildade da Santíssima Virgem Maria!

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto


Diácono Nelsinho Corrêa


Cantor e Missionário da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo