A sua casa é uma Igreja doméstica

Paula Guimarães

A sua casa é uma Igreja doméstica

A missionária Paula Guimarães, da Comunidade Canção Nova, pregou sobre o tema: “A sua casa é uma Igreja doméstica”. Ela começou a pregação com a meditação da Palavra de Deus em Mateus 7,24, que fala sobre os bons frutos da palavra.

A Palavra de Deus, aqui no Evangelho de São Mateus, está nos dizendo que quem ouve as direções de Deus, quem escuta Sua Palavra e as coloca em prática é muito sensato. É semelhante a um construtor prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Porém, o evangelista nos diz que aquele que ouve as palavras de Deus, mas não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que edificou sua casa na areia.

Quando me propuseram o tema da pregação “A sua casa é uma Igreja doméstica”, busquei, no Catecismo da Igreja, número 1656, uma orientação sobre a vida familiar: “O lar cristão é um lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé, por isso o lar é chamado, com toda razão, de Igreja doméstica”.

Deus está nos falando através do catecismo, através das orientações da própria Igreja, que esta não é somente o espaço físico, uma edificação, mas a Igreja somos nós.

E quanto a sua casa, o Catecismo faz referência a ‘uma comunidade de graça’. Sendo uma Igreja doméstica, a nossa casa pode ser também um lugar de graça, de bênçãos e oração. É a escola das virtudes humanas.

Sua casa, então, pode ser um lugar onde se aprende as coisas boas, as virtudes, os valores, o amor ao próximo, mas nossa família também é chamada a ser o lugar da caridade cristã.

Confira a pregação completa:

↑ topo