A verdadeira alegria vem do Senhor

O tema do nosso encontro é: A alegria do Senhor é a nossa força.

“Neemias disse-lhes: Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.” (Ne 8, 10)
Diácono Nelsinho Correa
Foto: Wesley Almeida/CN
Quando lemos a Palavra de Deus precisamos entender o contexto em que ela foi escrita. No tempo de Neemias, Jerusalém estava em ruínas e o povo de Deus era humilhado constantemente por outros povos. Neemias fez o propósito de reconstruir o Templo destruído pelas guerras, ele é o homem que vai reconstruir o que foi destruído.
Lá na sua cidade mandaram destruir a igreja, a sua paróquia? E se eu disser que estão querendo destruir a sua igreja, a sua paróquia? Já assinaram o projeto de lei que proíbe o uso dos crucifixos nos locais públicos. Corremos o risco, por exemplo, de chegar em um hospital e não mais encontrar o crucifixo,  em respeito – dizem eles – aos que não tem fé. Mas o fato de não ter uma cruz lá também é um desrespeito aos que tem fé.
Com certeza você já estudou um pouco da história do Brasil. Você lembra qual foi o primeiro nome dado ao nosso País? Esta terra [Brasil] é Terra de Santa Cruz. Estão querendo apagar a história do nosso País com estas leis que rejeitam o nosso Símbolo, porque não existe cristão sem cruz; então na verdade, querer tirar o crucifixo dos lugares públicos é querer tirar o cristianismo deste País.

:: Cardeal estranha pedido de retirada de símbolos religiosos
:: Programa de Direitos Humanos é "desumano", afirma jurista

Vamos ficar espertos, porque de forma sutil e na “caneta”, estão excluindo os nossos símbolos. Por exemplo: eu vi em numa churrascaria famosa uma árvore de natal majestosa, uma coisa linda, super chique, então me aproximei para ver melhor os detalhes; tinha uma mini-ferroviária, quase uma pequena cidade, mas não tinha o presépio. Católico, sutilmente estão tirando os nossos símbolos, e o que estamos fazendo?
Imagina a sua reação: chegando na sua cidade e ver a igreja, a sua Paróquia destruída. Estão fazendo isso através da desculpa da democracia, através das leis que tramitam de forma maligna contra o cristianismo. No tempo de Neemias eles viram as paredes caídas, o templo destruído e até hoje eles [Judeus] se lamentam por isso.
Você precisa sair daqui [Canção Nova] com uma camiseta de cristão, com o crucifixo no peito. Você precisa mostra a sua fé, ou você é um Católico “agente secreto”?
 
Neemias está falando “Alegrai-vos no Senhor” a um povo que está vendo o templo destruído. Parece até contraditório, falar a um povo “Alegrai-vos”, com tanta enchente, terremoto, o povo morrendo de calor e de frio. Você pode até dizer: “Como você fala isso no ambiente de tristeza que eu estou vivendo?”
A alegria não virá mesmo da situação triste que você está passando, ela não virá do seu sofrimento, ela virá de um outro lugar. A verdadeira alegria está mais em atitudes do que em situações.

"Ter crucifixo em lugar público é um respeito a quem crê
Foto: Wesley Almeida/CN
 
São Paulo e São Pedro estavam presos por causa de Jesus. Vocês acham que eles estavam: “ai meu Deus, eu não aguento mais, do que adianta ser cristão, Deus me abandonou …” Não! Eles cantavam, eles louvavam. Porque a alegria não vinha das correntes ou do sofrimento, a alegria vem de uma pessoa, vem do Senhor: “Alegrai-vos sempre no Senhor!”
Por isso, em meio a tristeza e ao sofrimento você pode ser alegre. Muitos não entendem a cruz, porque como diz São Paulo: “A cruz é loucura para os que não creem”
Tem um lugar na nossa vida que só Deus ocupa. Tem pais que dão tudo para os filhos, mas não dão Deus. As coisas do mundo passam, só a alegria que vem do Senhor é permanente e eterna.
Tem gente que é tão pobre que só tem dinheiro pra dar. Não pode dar amor, porque não recebeu amor. Mas você, que passa por sofrimentos, você tem muito para dar, você pode ser alegre em meio à tribulação. Muita gente vive irritada por coisas pequenas, isso é fruto de alguém que não sabe o que é a verdadeira alegria. A sua alegria não vem das pessoas, ela vem de uma Pessoa. Aprende isso!
Em quem você colocou a sua alegria? Saiba que a verdadeira alegria vem do Senhor

Transcrição e adaptação: Daniel Machado


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e
retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.

↑ topo