A viagem da cura interior

Padre Sóstenes
Foto: Clarissa Amaral

Estamos num acampamento de cura interior, e se eu vou a um médico é porque alguma coisa em mim está doendo, está ferida. Se sinto aquela doença, eu preciso de um médico. E nesse acampamento Jesus te convida a fazer uma viagem pela sua própria história, desde quando seus pais se conheceram, ou até um pouco antes, olhando para história de sua família e ir te curando, ano após ano, até a idade que você tem hoje.

Muitos de nós podemos ter a idade cronológica certa, mas afetivamente não. Existe um lugar físico e um lugar afetivo, onde você parou? Talvez tenha estacionado no seu processo de crescimento e ainda está com 1, 2, 15 anos. Pode ser que afetivamente está como bebê ou um adolescente diante das escolhas que está fazendo.

Talvez olhando para o tempo que se chama hoje afetivamente estou lá atrás ainda porque algo me machucou, me travou. As vezes fugimos das situações por causa do medo, da dor que sentimos. Não gostamos de sentir dor e por isso evitamos ir ao médico, mas hoje Jesus nos convida a fazermos uma viagem.

Jesus quer te levar aos lugares da sua existência, no qual quando ia sozinho era triste. Mas você não estará nessa viagem sozinho estra acompanhado pelo Senhor. Para esta viagem você precisa de um transporte, e esse transporte que vai nos levar a nossa história é a oração. Ore simplesmente por você, não dá para pegar carona, você terá que fazer sua oração, terá que pedir, clamar. Você precisará fazer o seu transporte, querer e orar. Sem oração não há cura. Sem oração a dor que você sente continuará onde está.

"Com Jesus posso redescobrir o sentido da minha vida."
Foto: Clarissa Oliveira

E para essa viagem você também precisará de uma mochila que é a decisão. Pois amor é decisão. Ter uma decisão de não voltar atrás, pois chegará um tempo nessa viagem, que chegará o cansaço, cansaço de chorar. Mas se você quiser sair curado, não fuja. Muitas coisas irão te impedir de continuar, mas é preciso decisão. Dê seus passos, pois o guia não te carrega nos braços, Ele te mostra o caminho, você precisa se decidir a ser uma pessoa nova. Tome a decisão de não ser escravo do mal que fizeram para você. Tome a decisão de amar, de perdoar. Se na sua mochila não tiver a decisão, não tem como continuar.

Quando você voltar com Jesus na sua história será diferente, verá que de algum modo Ele estava com você, te deu forças para amar, para perdoar. Você voltará com Jesus, não será mais escravo do seu passado. Muito de nós queremos ser livres, mas não conseguimos pois estamos aprisionados aos nosso passado e muitas vezes nem sabemos porque. As vezes você é muito agitado e nem sabe porque, já voltou na sua história com Jesus? Talvez viva uma sexualidade desregrada, as vezes é explosivo. Já voltou com Jesus? As suas atitudes, seu jeito tem um porquê.

Jesus te convida a caminhar com Ele pela sua história, e Ele não quer só te mostrar o que te dói, mas dar um sentido a sua vida, te fazer livre.

Na nossa história aconteceram fatos ruins, e eu não tenho domínio sobre o fato, sobre o sentimento mas há uma coisa que posso mudar, o pensamento. O importante é descobrir que não está só, que Jesus está ao seu lado, mesmo quando lhe disseram coisas duríssimas, Jesus te dizia você tem valor, estou contigo. Se eu descubro isso, meus pensamentos mudam e minha reação podem ser outras.

Com Jesus posso redescobrir o sentido da minha vida, da minha história.

Assista trecho dessa homilia

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo