A vida no poder do Espírito

Padre Bruno
Foto: Daniel Mafra/ Cancaonova.com

Que bom sermos conduzidos pelo representante de Cristo na Terra: o Espírito Santo! Quando falamos de Deus Pai e Deus Filho, entendemos como Aquele que morreu por nós; mas quando falamos de Deus Espírito não O compreendemos muito bem. No entanto, o Espírito Santo é o representante de Cristo.

“Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais? Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado. Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão” (João 16,5-13).

O Espírito Santo tem uma grande missão, por isso é muito importante estarmos em contado com Ele, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Estar em contato com o Paráclito é uma experiência maravilhosa! No plano divino, Jesus precisava voltar para o céu, para se apresentar a Deus, mas Sua volta foi para falar por nós. Enquanto Jesus nos representa no céu, o Espírito nos representa aqui na Terra. Sabemos que muitos ainda não conseguiram entender quem é o Espírito Santo e têm medo de usufruir da presença d'Ele.

Quem é o Espírito Santo para você? Quando falamos d'Ele, temos dificuldade em imaginá-Lo e também recebê-Lo. A Bíblia nos mostra que o Espírito Santo é uma pessoa que está ao lado de Deus. Ele nos dá sabedoria e amor, por isso precisamos estar bem próximos d'Ele.

"Precisamos assumir o Espírito Santo em nossa vida!", exorta padre Bruno.
Foto: Daniel Mafra / cancaonova.com

Quando nos relacionamos com o poder do Paráclito passamos a ter intimidade com Ele; temos necessidade da Sua presença e precisamos clamá-Lo em todos os segundos. Não podemos parar no medo, na dor, não podemos ter medo de anunciar o nome de Jesus. O Espírito Santo tem a graça de transformar o coração humano. Não fomos feitos para a maldade, mas para o amor, e para isso precisamos ter um coração manso e humilde.

A coisa mais linda é reconhecermos o nosso erro, e o Espírito nos alerta àquilo que é errado, Ele brota em nós o desejo de santidade. Ele nos dá coragem para dizermos “não” às coisas do mundo. Lutemos pela santidade! Precisamos nos direcionar contra todo o mal, precisamos de uma vida de oração para termos paz. Para termos uma vida de oração não precisamos estar 24 horas por dia rezando, com um terço na mão, mas também não podemos nos esquecer da presença de Cristo.

A vida de oração é necessária para o cristão que deseja estar firme ao lado de Jesus. Com Jesus tudo, sem Ele nada! É preciso dar a cara a tapa, porque só se joga pedra em árvore que dá frutos. Quando estiverem jogando pedras em você, não se preocupe, pois é sinal de que você está no caminho de Deus. Não tenha vergonha de mostrar a nossa devoção ao Senhor. A verdade precisa ser proclamada, não podemos viver com um pé lá e outro cá, precisamos ser firmes, repletos de Deus. A nossa vida precisa ser de oração no poder do Espírito Santo.

Precisamos assumir o Paráclito em nossa vida, porque Ele nos ajuda a testemunhar o Deus em que acreditamos! Papa Francisco nos orienta a testemunhar aquilo que acreditamos, pois o testemunho arrasta multidões. Falar de Jesus é fácil, mas precisamos colocar Seus ensinamentos em prática. Cabe a nós a exigência, a continuidade e o ritmo. Tenhamos coragem para viver, para fazer as coisas de Deus e não as coisas do mundo!

Lutando, teremos vida em Cristo. Não é fácil, mas também não é impossível! É preciso luta, renúncia, perda. Mas desistir jamais! Que a nossa vida seja repleta do poder do Espírito Santo!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo