Abertos a ação do Espírito

Hoje, quero falar para vocês sobre o que é ser missionário. O Concílio Vaticano II, diz que a missão é uma ação do Espírito e somente ele pode mudar a vida de alguém e toda uma nação.

O que precisa ser apresentado ao mundo é que a ação de Jesus é também a ação do Espírito Santo, pois um estava com o outro todo o tempo. Essa ação não é a de uma pessoa com apenas uma ideologia, mas muito além disso. Cristo era totalmente conduzido pelo Espírito; Ele era muito mais do que uma pessoa distante, era um companheiro inseparável. Sem Ele não há a condução de Jesus.

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração".(Lc 4,18)

Muitas coisas em nossas vidas ou em nossas pastorais não dão certo porque não são conduzidas pelo Espírito Santo. Conheço muitos jovens com grande potencial de evangelização, mas que se perderam porque não se deixaram conduzir pelo ação do Espírito. Porém, também conheço tantos outros que se realizaram a partir do momento que buscaram, de todo coração, fazer a vontade do Senhor.

“Ouvi então a voz do Senhor que dizia: Quem enviarei eu? E quem irá por nós? Eis-me aqui, disse eu, enviai-me.” (Is 6,8)

Quem o Senhor pode enviar a sua casa, diante de uma situação de sofrimento? Você. Por isso é preciso que você se disponha a agir como um missionário de fato para mudar a realidade da sua casa.

O missionário não é somente aquele que sai em missão, que larga tudo, mas quem muda a realidade ao seu redor com a sua forma de viver. Não adianta você estar em grupo de oração ou em pastorais, se na sua casa você não consegue mudar nada com suas atitudes.

O que adianta você cuidar dos outros de fora, se não é capaz de amar aqueles que estão perto? Talvez, o que você precisa fazer é preparar um prato de sopa quente para alguém que precise, em vez de ir ao grupo de oração. Um pequeno ato de amor pode mudar e até mesmo salvar a vida de alguém.

Quando Paulo "cai do cavalo", ele tem um encontro de sua pessoa com a pessoa de Jesus. Você também precisa ter o seu encontro pessoal com o Senhor, porque se não o tiver, sua vida não vai mudar. Se você realiza qualquer trabalho pastoral ou participa de um grupo de oração, mas não teve esse encontro, sua missão não vai perdurar.

Talvez você esteja vivendo uma vida totalmente vazia, mas não saiba a razão. Eu lhe digo: você ainda não se encontrou com Jesus. Muitos movimentos, muitas ideologias entraram na Igreja, principalmente na América Latina, e pregaram um Evangelho muito longe da Palavra de Jesus.

Todos nós temos uma missão e é preciso que a assumamos. Nós precisamos ser pescadores de almas.

Ouça esta trecho desta pregação

Transcrição: Renan Félix
Fotos: Natalino Ueda


Odair José Corrêa


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo