Acolher a verdade de Deus

Padre João Gualberto
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
A nossa Igreja é santa, porque Jesus é santo. Se entendermos isso, vamos poder amar a Igreja com todo nosso coração, porque foi Jesus quem a construiu.

A cada dia, temos de dizer: “Senhor, obrigado por estar em Sua presença. Livra-me dos pecados, guarda a minha língua, os meus olhos e meus ouvidos”. Essa é a oração que devemos fazer todos os dias. E precisamos aprender se aquilo que ouvimos convém ou não.

No Evangelho de hoje, Jesus havia acabado de lavar os pés dos discípulos. O Senhor, neste ato, se fez servo para salvar os homens. É isso o que Ele ensinou aos discípulos e nos ensina hoje. Se você tem Deus como referência em sua vida, vai sempre ver em seus irmãos o Cristo que habita neles. A sua relação com seus irmãos não deve ser diferente, seja ele perfeito ou imperfeito, porque somos todos chamados a servir.

Jesus deixa bem claro para Seus discípulos como eles devem viver neste mundo: servindo aos irmãos. Ninguém tem autoridade para mudar os mandamentos de Deus. A Igreja é fiel, pois não altera as Palavras de Deus; e por isso ela sofre, porque é fiel à mensagem de salvação de Cristo.

Quem não tem fundamento, não tem base, é massa manipulada. Jesus não quer uma massa manipulada, mas pessoas que O reconheçam como a Verdade. Ele assim ensina aos Seus discípulos. Se você compreender isso e colocar em prática, vivenciar, será mais feliz. Nada tirará a sua certeza, nada roubará a sua fé nem colocará em dúvida a sua crença, pois você sabe em quem colocou a sua confiança. O Senhor é nosso rochedo.

Deus sabe tudo de nós, desde o ventre de nossa mãe. Ele não deixará de lhe dar assistência em nenhum momento, se você O procurar.

Há irmãos de nossa fé que dizem conhecer Jesus, ser bons católicos; eles vão à Missa, aceitam o Senhor em sua vida, mas têm dentro de si um projeto que vai contra o próprio Jesus. Então, o traidor é todo aquele que acredita num Jesus que vai fazer a vida dele o seu próprio projeto. Era isso que Judas tinha em seu coração.

Ninguém tem autoridade para mudar os mandamentos de Deus
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Meus irmãos, Deus não nos enganou nunca; Ele nos disse que haveria pessoas a fim de mudar as tradições, alterar o Evangelho, colocar uma palavra diferente daquela que Jesus nos deu.

Nesses tempos em que estamos vivendo, a Igreja sempre nos deu uma Palavra fundamentada, eterna e profunda. Use aquilo que Deus lhe deu. Pense, reflita antes de concordar com aquilo que os outros lhe dizem. Gostaria também que muitos intelectuais não se deixassem envolver por quaisquer perspectivas.

Jesus estabelece, com os apóstolos, a base, o fundamento. E do pecado que o homem cometeu, há a misericórdia de Deus, a Sua disponibilidade para lavar os seus pés. Meus irmãos, Jesus já lavou os seus pés. Quantas vezes você foi ao confessionário e saiu de lá de alma lavada!

A Igreja é santa, o povo desta Igreja é santo e pecador, porque caminha para a santidade, numa constante transformação para se tornar semelhante a Jesus.

Muitos sacerdotes se perderam por causa de uma mentalidade distorcida da sociedade, que em vez de salvá-lo, o condenou. O amor à Igreja está fundamentada em Cristo Jesus. Se você ama o Senhor, ama a Igreja d'Ele. Somos uma família e quero que todos lutem, na sua oração, com a sua fé e vivência fiel da Palavra de Deus.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

 

↑ topo