Acreditar nas vitórias de Deus

Padre Roger Luís
Foto: Flávio Pinheiro

“Sempre que vos invocar, meus inimigos recuarão: bem sei que Deus está por mim”(Salmo 55,10).

No livro dos Números, quando Moisés mandou 12 homens para espiar a terra prometida, um homem de cada tribo. Ele escolheu entre os doze: Caleb e Josué, e as outras dez tribos começaram a verificar que a promessa do Senhor era real. A terra corria ‘leite e mel’, era realmente do jeito que o Senhor havia prometido.

Nesta terra tudo o que se plantava dava bons frutos, tinha água, que era precioso para aquela época, mas se depararam com os Cananeus. Os homens começaram a testemunhar sobre os gigantes na terra prometida. Eles deixam de olhar com os olhos espirituais e dizem a Moisés que não tem como enfrentar esse povo que lá habitava. Diziam que eles eram fortes e que conheciam a geografia do lugar e aquela palavra começou a gerar um grande rebuliço ao povo da promessa.

“Eis como narraram a Moisés a sua exploração: "Fomos à terra aonde nos enviaste. É verdadeiramente uma terra onde corre leite e mel, como se pode ver por esses frutos. Mas os habitantes são dessa terra robustos, suas cidades grandes e bem muradas; vimos ali até mesmo filhos de Enac” (Números 13, 27).

O povo se revolta contra Moisés porque ele havia os tirado do Egito onde tinham tudo. Mas tudo isso por quê? Essa palavra contagiou todo povo, inclusive Moisés. “Caleb fez calar o povo que começava a murmurar contra Moisés, e disse: "Vamos e apoderemo-nos da terra, porque podemos conquistá-la."” (Números 13, 30). O povo dizia que não podiam enfrentá-los porque eram fortes. O povo deixou de acreditar na promessa do Senhor.

Assim como a música de Ricardo Sá: “por maior que seja os seus problemas ele não é maior que Deus”. Esse povo colocou Deus muito pequeno e achavam que não poderiam vencer os gigantes. Os únicos que continuaram com a visão espiritual e com a promessa do Senhor foi Josué e Caleb. Eles diziam que terra era deles pela promessa de Deus e se é promessa Ele dará os meios de vencê-los. Na hora do sofrimento temos que ficar atentos nas palavras negativas, muitas vezes, dizemos que não tem jeito para os problemas, ficamos com palavras negativas e de derrotas. O mundo nos leva a isso, mas não Deus.

Você não pode desanimar diante das lutas. Se você entrar na guerra desanimado e abatido, você perderá. Fale palavras de bênçãos para as pessoas, confie e nada tema. A vitória é certa! Não fique com a mentalidade de um povo derrotado e apegado a más notícias, pois já experimentamos a vitória na cruz por Jesus.

"Creia que o Senhor lhe dará a vitória"
Foto: Flávio Pinheiro

Infelizmente o povo não entrou na terra prometida, e ficou 40 anos andando em volta dela. Não tiveram a coragem de entrar, e até Moisés morreu porque não teve a visão espiritual e não acreditou na promessa do Senhor. Então Josué e Caleb que acreditaram na promessa do Senhor receberam a promessa: “Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, assistente de Moisés: Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta de vossos pés, eu vo-lo dou, como prometi a Moisés” ( Josué 1, 1-4).

Deus havia feito a promessa a Moisés, mas ele não acreditou e quem pisou na terra prometida foi Josué. Como Deus prometeu, onde ele pisou, conquistou. Jericó é um Oásis lindo! Era uma promessa impossível, mas ele confiou em Deus e conquistou.

Se você acreditar como Josué e Caleb você vencerá. Acredite na promessa em sua vida! Deus falou para Josué dar sete voltas ao redor de Jericó que Ele a entregaria em suas mãos. Por isso existe o cerco de Jericó onde rezamos sete dias seguidos para que os milagres aconteçam em nossas vidas. O povo não acreditava, pois era uma promessa impossível, mas Josué acreditou. Quem acreditar verá as promessas se realizarem. Josué acreditando no Senhor deu as voltas que o Senhor lhe pediu e conseguiu ver a promessa se cumprir. Ele tinha a certeza da vitória e na sétima volta Josué tocou a trombeta e Jericó foi conquistada. Agora imagina o que Deus pode fazer em sua vida? Não tenha medo, acredite e insista com Deus! É no Senhor que confio e nada temo!

A maior promessa do Senhor é o céu. Se continuar em Jesus, com Jesus e por Jesus se cumprirá a maior promessa, o céu. A terra prometida do Senhor é o céu.

A promessa do Senhor para a sua vida está no Salmo 120: “Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro? O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra. Ele não permitirá que teus pés resvalem; não dormirá aquele que te guarda. Não, não há de dormir, nem adormecer o guarda de Israel. O Senhor é teu guarda, o Senhor é teu abrigo, sempre ao teu lado. De dia, o sol não te fará mal; nem a lua durante a noite. O Senhor te resguardará de todo o mal; ele velará sobre tua alma. O Senhor guardará os teus passos, agora e para todo o sempre”.

O Senhor não dorme e nunca o abandonará. Creia que o Senhor lhe dará a vitória.

Reze nas contas do rosário confiando no Senhor: ‘é no Senhor que confio e nada temo’. Porque honramos a palavra de Deus “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mateus 14, 22).

Transcrição: Eliziane Alves


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


↑ topo