Alma orante de Maria

Padre Eliano
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

A liturgia da Palavra deste dia nos concede a graça de olharmos para a alma orante de Nossa Senhora. A Palavra de Deus nos traz a experiência que Maria faz com Deus no anúncio do Evangelho e nos convoca a fazermos a nossa experiência para que também tenhamos uma alma orante.

Vamos passar toda a nossa vida e não conseguiremos esgotar a profundidade e o sentido desta Palavra: '“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”'

A resposta de Maria não foi dada no momento, não foi imediata; mas em toda formação da sua vida. A alma orante traz alegria da escolha, assim como Nossa Senhora.

Maria faz a experiência com a expressão “O Senhor está contigo”, que é a certeza de que Deus irá sustentá-la para o seu compromisso salvífico.

Uma característica de Maria é estar atenta, observando a Palavra de Deus, e isso traduz em sua vida.

A alma de Maria foi gestada através da Palavra de Deus. Muitas vezes, pensamos que as grandes respostas da nossa vida são dadas em momentos isolados, mas, na verdade, são construídas ao longo na vida. As respostas da nossa vida precisam ser geradas na vida de oração, no diálogo com Deus.

Muitas pessoas passam a vida rezando por situações e sofrimentos, mas não fazem a experiência que muda a vida, o coração. Maria é atenta a toda realidade, pois ela acolhia todas as coisas e meditava no seu coração.

 

"Maria confiou na ação poderosa de Deus"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

A alma orante precisa revelar sua pobreza e trazer em si sua disponibilidade para fazer a vontade do Senhor, pois quanto mais se faz a experiência com Deus, quanto mais oração, mais somos disponíveis. Mas nos abandonamos ao projeto divino.

Maria não tem medo de Deus. Ela assume todo o significado da saudação do anjo, por isso ela é exemplo do discipulado.

''Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'. O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível'. Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se''.

Maria confiou na ação poderosa de Deus. Tudo é pequeno diante do poder do Altíssimo, por isso Maria responde: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"

Muitos ainda rezam e não se dobram diante do Altíssimo nos seus sofrimentos e problemas. Maria é uma mulher envolvida pela Palavra de Deus.

A graça é fundamental entre o nosso relacionamento com Deus. Sem ela ninguém se relaciona com o Senhor. Pela graça, Deus se rebaixa à criatura.

"
Nada em Maria faz sem que Deus tenha iniciativa"
Foto: Robson Siqueira/ Fotos CN

Precisamos rever a nossa dimensão de oração olhando para Maria. Deus quer fazer maravilhas, mas você precisa deixar. Se você reza dizendo o que Deus tem de fazer a você, é porque ainda não tem uma alma orante. Uma oração de quem deseja encontrar com a verdade.

Nada em Maria é feito sem que Deus tenha iniciativa. Maria não age por si mesma, por isso é a mulher do anúncio, é a mulher que está em pé na cruz, porque ela acredita na promessa.

Muitas pessoas querem estar de pé em muitas situações, confiando em si mesmas, mas devemos saber que Maria está de pé, porque ela era sustentada pela graça. Maria acolhe a Palavra na sua totalidade. Maria faz da Palavra de Deus sua vida.

Todo serviço é insignificante e não é perseverante se primeiro não tiver a pertença com a Palavra, com Deus.

A alma orante nunca irá produzir divisão, ela sempre irá conduzir unidade, assim faz Maria com os apóstolos.

Aprendamos com Maria, porque se não aprendermos a ser formado na Palavra, na hora da cruz não aguentaremos ficar de pé. Só fica de pé aquele que está coberto pelo o poder do Altíssimo.


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo