Ano da Fé

Dia 11 de outubro é abertura do Ano da Fé. Será que temos fé? O que é a fé?

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 163: “Fé é o começo da vida eterna. Faz-nos degustar, por antecipação, aquilo que nós vamos vivenciar”.

"A fé é como o motor que move" Padre Leandro
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com

Veja + fotos no Flickr

Qual é a meta para nós que estamos aqui nesse encontro? Qual a meta que como cristãos nós temos? A Igreja nos diz que a meta é a eternidade, contemplar Deus face a face.

A fé, já é portanto, o começo da vida eterna! Eu entendo que fé é muito mais que sentir, é muito mais que ver e entender.

“Bem aventurados o que creram sem terem visto”, evangelho de João no capítulo 20, versículos 26 -29:
26.Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!27.Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.28.Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!29.Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!

Por que os díscipulos estavam com as portas trancadas? Porque eles estavam com medo dos outros judeus. O medo é uma das portas que fecha o nosso relacionamento com Deus, mas Jesus entra com as portas fechadas e vai dizer aos discípulos: A paz esteja convosco!

Jesus foi ao encontro de seus discípulos e, hoje, Ele vem ao nosso encontro, vencendo as barreiras da escuridão e das trevas nos pedindo confiança.

Diz Jesus a Santa Faustina: “Para eu agir na alma é preciso ter fé. Oh Como é agradável a fé viva.” (Livro Diário a Santa Faustina, parágrafo 1420)

E neste ano em que o Papa Bento XVI nos convida a fazer uma reflexão da fé, somos convidados a fazer o que o discípulo Tomé fez:

27.Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.28.Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! No Ano da Fé podemos, assim como Tomé, pedir a Deus que aumente a nossa fé, como na canção: “Meu Senhor e meu Deus, eu creio mas aumenta a minha fé…”

Se tiver necessidade, assim como o discípulo, nós vamos sim tocar em Jesus, vamos tocar no Seu lado, no Seu coração para que a nossa fé seja incendiada e para que aumente a nossa confiança.

E Jesus disse a Tomé:

29.Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!30.Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro.31.Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Você se considera um bem-aventurado? Nós somos bem-aventurados porque estamos acreditando sem termos visto! E o Papa nos motiva no Ano da Fé a confiar no Senhor.

Meu caros irmãos, se a fé não for plantada, ela não pode crescer.

:: Confira um trecho da pregação do padre Leandro:
 

Para encerrar, eu quero dizer: meus irmãos, eu espero ver vocês no céu!

↑ topo