Anunciar a misericórdia

Padre José Augusto
Foto: Robson Siqueira

No Evangelho de hoje, Marcos começa falando: “9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar”. Mc 16, 9-11

Os discípulos estavam de luto e chorando. Imagine 11 homens dentro de uma sala, de luto, chorando. Esqueceram que Jesus havia dito que no 3º dia ressuscitaria.

Maria Madalena anunciou a eles que Jesus havia ressuscitado, mas eles não acreditaram. Os discípulos de Emaús voltaram e também anunciaram que viram Jesus ressuscitado, mas também não acreditaram. Eles queriam permanecer chorando.

Já que não acreditaram nas mulheres e nem nos discípulos de Emaús, Jesus aparece aos 11 e os repreende.

Não tenham um coração duro. Jesus ressuscitou e realmente está no meio de nós.

“E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Mc 16,15

O que Jesus estava dizendo para os apóstolos anunciarem ao mundo?
O que nós devemos anunciar á humanidade?
O que devemos falar está em 1Cor 15,3.

Jesus morreu por nossos pecados. O mundo precisa saber, principalmente as pessoas que se afastaram de Deus, que Jesus morreu por elas também.

As pessoas não querem ouvir de nós uma ameaça de Deus. Elas precisam ouvir que Deus as quer acolher, pois foi isso que Ele fez quando morreu na cruz. Aí eles voltarão para Deus.

Nosso Deus nos perdoa, por pior que seja o seu pecado. Jesus mandou os discípulos anunciaram que Ele perdoa.

'Lugar de pecador é nos braços do Pai. Vá atrás dEle! Ele quer te dar o perdão!'
Foto: Robson Siqueira

Nós não acreditamos muito no perdão de Deus, tanto que quando o padre não nos dá uma penitência a gente desconfia.
Quando o filho pródigo volta para casa do pai, depois de ter errado muito, o pai não quis saber de nada, só quis abraçá-lo e perdoá-lo, de tanta alegria de seu retorno.

Deus nunca vai rejeitar um pecador, mas nós precisamos ir até Ele! Somos nós, em nossa liberdade, que temos que ir até Ele.

A gente pensa que quando vamos para Deus com nossos pecados, Ele vai nos repreender. Não, Ele vai nos acolher.
Tem gente que quando cai no pecado, até pára de rezar. Não gente… lugar de pecador é nos braços do pai. Vai atrás do Pai! Ele quer dar o perdão a você.
Deus não é um Deus castigador, é um Deus-perdão e misericórdia.

Porque falamos 'Evangelho da salvação'? Por que é isso, é Deus que perdoa nosso pecado.
Não fuja de Deus. Quanto mais perto de Deus, melhor vai ficar, por que Ele é perdão.

Misericórdia é Jesus que esquece o nosso pecado e nos perdoa.

“A minha misericórdia é maior que as tuas misérias”. Pag. 376 do Diário da Irmã Faustina.

Não tem como medir a misericórdia de Deus.

Jesus veio à Terra por você. Só por esse motivo! Por você Ele se deixou ser pregado na cruz. Ele só tinha um pensamento: salvar você.

O que causa dor no coração de Deus, é não acreditarmos que Ele nos perdoa. A nossa desconfiança.

Quer alegrar o coração de Deus? Chegue diante dEle e diga: 'Jesus, meus pecados estão aqui, mas eu confio em Vós!'.

Ide por todo mundo e anunciai: Ele perdoou todos os nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia!

Transcrição e adaptação: Nara Bessa

↑ topo