Apóstolos da Epifania do Senhor

Padre Fabrício Andrade
Foto: Clarissa/CN

Depois desta longa caminhada que você começou no ano passado, hoje Deus nos deu de presente a Festa da Epifania do Senhor. E o que é essa festa? O Evangelho de hoje não é muito diferente do Evangelho do Natal, e esta passagem se dá no presépio, no mesmo cenário do Natal, pois a festa da Epifania é a Festa da Manifestação do Senhor à humanidade.

O nosso grande desafio hoje na Igreja é dar catequese para os adultos. Você já viu, em algum dos Evangelhos, Jesus dando catequese para crianças? Não, o Senhor investiu na catequese dos adultos. Pois se catequizarmos os adultos a catequese das crianças estará garantida. O difícil é os adultos enxergarem além das aparências e das coisas que só fazem figuração no presépio, pois, muitas vezes, temos um olhar infantil e ficamos olhando somente os presentes, e tirando o nosso olhar do mistério que vai muito além do ouro, da mirra e do incenso. Muitas vezes, nós fazemos do nosso Evangelho historinhas infantis; nós precisamos amadurecer nossa fé, ter uma fé adulta.

A nova convocação que o Papa fez aqui, em Aparecida do Norte, foi evangelizarmos os dentro da Igreja, então os de fora serão atraídos; precisamos evangelizar os batizados, evangelizar os de entro da nossa da nossa casa e os pagãos serão atraídos. Os Reis Magos foram conduzidos pela estrela, mas não podemos parar na estrela, pois ela é só um sinal, existe uma força de atração muito maior que os [Reis Magos] trouxe do Oriente até ali. A estrela, no fim de tudo, sumiu, porque ela apenas indicava o caminho; se você parar na estrela eu nem sei como vai terminar a sua história. E quando os Reis Magos chegaram o que eles fizeram? Adoraram ao Menino Deus, foi a primeira vez que Jesus foi adorado.

A Igreja quer nos conduzir à maturidade do mistério, nís precisamos mergulhar no mistério que hoje a Igreja nos apresenta e pararmos de olhar para o ouro, o incenso e mirra. Um cristão que é atraído por uma visão infantil do Evangelho acaba fugindo dos problemas da vida, que não têm um tamanho infantil.

Pai, mãe como você vai ensinar para seu filho se você não tem curiosidade, não tem vontade de conhecer o mistério da Encarnação do Verbo. Por que nós não somos atraídos pelo Evangelho da Missa do dia seguinte? A Igreja hoje está lhe dando a oportunidade de voltar para casa com uma fé amadurecida. Epifania é a revelação do mistério da Encarnação.

 

Você precisa atrair as pessoas pela manifestação do Senhor na sua vida
Foto: Clarissa/CN

.: Veja + fotos do acampamento no Flickr

Só dá para ser um cristão que não para na estrela, mas tem coragem de entrar na casa e se ajoelhar diante de Jesus e adorá-Lo. Deus se manifestou da forma mais frágil da nossa humanidade, como um recém-nascido, mas você que é um recém-nascido na fé, você tem a vocação de crescer, de amadurecer, e não ficar esperando uma manifestação do Senhor em uma nuvem de glória. Deus quer que esta manifestação aconteça em sua vida, quando você descer a montanha da Canção Nova e voltar para casa, o cenário da manifestação do Senhor é a sua casa, sua vida.

Tire os olhos do presépio agora, do ouro, do incenso e da mirra, e olhe o homem, a mulher, o menino no cenário, que parecem com a sua casa, com a sua família. Sua família precisa ser um lugar da manifestação do Senhor, você precisa manifestar o Senhor para o mundo na sua vida. A Igreja cresce por atração, e você precisa atrair as pessoas pela manifestação do Senhor na sua vida.

Veja a vida dos santos, eles atraiam porque configuraram a sua vida a Cristo. O que tinha a vida de Padre Pio para atrair o povo para aquele fim de mundo? Que beleza tinha a vida de Madre Teresa? De São Francisco? A força que existia na vida deles era a força de atração de Cristo, pois santidade é apontar com nossa vida para Jesus. Como esta força de atração está na sua vida? As pessoas desejam ficar perto de você? Se você está manifestando a força de Deus você vai atrair as pessoas.

Transcrição e adaptação: Carlos Eduardo

 


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo