Aprendendo a esperar no Senhor

Ricardo Sá
Foto: Wesley Almeida/CN

Bendito seja Deus por você estar aqui na Canção Nova! Tenha um feliz Ano Novo, seja bem-vindo!

Deus, na Sua infinita bondade, nos deu um tempo, mas para Ele esse tempo não existe. O ano novo é uma graça que Deus nos dá e precisamos caprichar nesses dias aproveitando cada momento e abrindo o coração para a graça d'Ele.

Deus tem graças especiais para mim, para você e para cada um de nós. Hoje a Sagrada Escritura nos oferece uma belíssima Palavra: o Salmo 39(40), 5:
“Feliz o homem que põe no SENHOR sua esperança e não se volta para os soberbos, nem para os que seguem a mentira”.

Nenhum de nós se encontra dentro de uma redoma, por isso precisamos confiar no Senhor, pois existe um modo novo de viver com alegria, mesmo em mesmo às tribulações na nossa vida e da nossa família.

O desafio é enfrentar a vida como cristãos, sabendo que a cada dia as coisas ficarão mais apertadas e difíceis. E porque somos cristãos devemos confiar no Senhor. Você precisa ter as suas escolhas muito claras para escolher o que é certo e, assim, ao ser iluminado pelo próprio Deus, conseguir dar respostas diferentes.

É preciso amar nas pequenas coisas para conseguir amar nas grandes
Foto: Wesley Almeida/CN

Leia esse versículo 5, do Salmo 39, todos os dias, porque é o que precisamos desejar todos os dias e fazer essa escolha diária, que não é fácil, é difícil, mas é possível. Essa escolha é pessoal e não se pode culpar ninguém por não fazer uma escolha madura, mas sim, assumir a responsabilidade e buscar assumir o Senhor como centro na sua vida.

Para isso é preciso amar nas pequenas coisas para conseguir amar nas grandes. Não adianta desistir no momento em que o amor se tornar exigente, pois amar é uma decisão e todo grande amor passa por renúncias.

É preciso escolher pelo Senhor no dia de hoje. Cante essa música do padre Zezinho comigo e tome posse do que ela diz:

Fieis participam atentamente da pregação
Foto: Wesley Almeida/CN

“Quando Jesus passar, quando Jesus passar, quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar. Quando Jesus passar, quando Jesus passar, quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar'. Você precisa treinar-se em escolher o Senhor, assim como o salmista reza no versículo 5. Em todo encontro ou retiro espiritual precisaria haver uma palestra chamada “O quarto dia”, porque é quando acaba o acampamento [encontro] que começa a sua missão na sua casa, na faculdade, no trabalho e aonde você vai.

Ao sair da Canção Nova você vai encontrar desafios enormes e precisará colocar tudo o que Deus lhe oferece hoje em prática. Nosso Senhor nos faz um convite dizendo: “Quem quiser ser meu discípulo tome sua cruz, renuncie e si mesmo e siga-me” e devemos assumir isso ontem, hoje e sempre.

Quantos de nós não rezamos em casa, durante nossas refeições em família, por termos vergonha. Mas devemos mudar isso hoje e deixar de ser hipócritas e colocar a nossa esperança no Senhor. Muitas vezes, achamos linda a Palavra do Senhor, mas na hora de colocá-la em prática é difícil e nós desistimos facilmente. Por isso eu lhe digo: espera no Senhor, meu irmão, minha irmã, e faça a sua parte.

Faça dessa música a sua oração e reze agora cantando comigo:

(Música: “Espera no Senhor” da Eliana Ribeiro)

Eu amo essa canção porque a gente precisa aprender a esperar no Senhor e ela diz exatamente isso. Todos nós desejamos esperar no Senhor e precisamos disso.

Que tipo de cristão eu tenho de ser para esperar no Senhor? Devo estar com o meu coração em Jesus sendo um com Ele. Pensar como Jesus pensa, amar como Jesus ama é e deve ser sempre a nossa busca. Isso tudo requer tempo e luta todo dia, não é fácil. Se você empenhar toda a sua vida esperando em Jesus você vai conseguir ficar cada vez mais parecido com Ele.

Deus o trouxe aqui para realizar uma obra de restauração e fazer de você uma criatura nova.

Por que rezar sempre? Porque Jesus é o quem nos convida à oração, por isso preciso buscar todo dia um encontro com o Senhor por meio da oração. Ao escolher pelo Senhor saiba que a vida passará a ser muito difícil, mas valerá a pena!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Transcrição e adaptação: Saulo Macena


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo