Artistas em ordem de batalha

Padre Cleidimar
Foto: Robson Siqueira/CN

Tudo ao nosso redor, toda a criação de Deus é como um presente para nós, mas nós acabamos nos esquecendo disso. Imagine se nós tivéssemos aqui no Brasil filmes que nos edificassem, alguns produtores até trazem esta preocupação, mas que bom seria se todos tivessem a preocupação de aproximar mais as pessoas de Deus pelo que passam nas TV's, pela arte que fazem.

Vamos ler a passagem do livro do Apocalipse capitulo 12, versículos 7 e 8, 12, 17:
“7. Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, 8.mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu. 12.Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que nele habitais. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor; pois sabe que lhe resta pouco tempo”. 17.Cheio de raiva por causa da Mulher, o Dragão começou a combater o resto dos filhos dela, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus.”

Nós como ministros de arte devemos batalhar, estar atentos. Vamos pensar em um exército quando sai para se preparar, os soldados se exercitam, eles enfrentam os obstáculos, as dificuldades e chega uma hora que este exército estará pronto para batalha. Assim somos nós, precisamos nos exercitar, para na hora da batalha podermos vencê-la.

Nós somos da descendência de Nossa Senhora e por isso também o demônio está querendo nos devorar. E o que você deve fazer? Ficar parado, esperando que ele te devore? Não! Você precisa se exercitar, para quando estiver em batalha conseguir superar o inimigo. A primeira coisa que o artista deve fazer, antes mesmo de estar nos palcos, é se colocar em oração, se rebaixar, se exercitar, pois é na oração que você se coloca na presença de Deus, você vai ficando robusto e Deus te dará a graça de realizar a sua missão.

Se você se exercita, você saberá lidar com as tentações. Mas o ministro de artes que não tem vida de oração será derrotado, pois coloca a confiança em suas próprias forças. Você poderia me perguntar: “Padre porque tenho que me exercitar?”. Eu respondo a você. Tem muita gente que esqueceu qual é o seu lugar no projeto de Salvação de Deus. O seu lugar é o céu, o tentador vem nos enganar querendo nos convencer que nosso lugar é aqui na terra, mas nosso lugar é o céu.

Por que as vezes há uma insatisfação em nós todas as vezes que conseguimos bens materiais? Porque nosso lugar não é aqui! Há uma satisfação passageira em nós, pois nossa meta é o céu e por mais que você faça as coisas, ou as conquiste isso te dará uma satisfação temporária aqui na terra. A nossa vida aqui nesta terra é cheia de temperos, algumas coisas que nos dão uma alegria passageira, isso não se compara com a alegria que nos espera no céu!

"Nós como ministros de arte devemos batalhar", diz padre Cleidimar
Foto: Robson Siqueira/CN

Você é uma obra maravilhosa de Deus e a melhor arte que Deus fez foi você, mas vem o tentador e desfigura esta arte que Deus fez. Alguns já buscam uma nova figura, conforme aquilo que Deus quis para nós e por isso você que é artista precisa ajudar estes que buscam ser esta nova pessoa. Dançarinos, pintores, atores, instrumentistas, cantores, coloquem a sua arte a serviço do povo de Deus!

Não se prenda aos aplausos que você pode receber, se prenda ao povo que quer caminhar para a restauração, que quer fazer este caminho de volta para Deus. Muitos já ficaram cegos, perderam a noção daquilo que Deus já fez e faz, por exemplo, estes dias eu percebi que não estava nem percebendo o gosto dos alimentos que Deus me dava por conta da correria da vida. Muitas vezes somos assim, não degustamos as coisas e vamos nos tornando obesos, porque comemos até o que não devíamos, isso também faz parte da nossa sensibilidade de artistas, se caímos no ativismo nós vamos perdendo algo que é próprio do artista, a sensibilidade.

Não podemos ser artistas mais ou menos, devemos ser artistas de verdade. Jesus quando fez a sua maior arte, que foi doar-se na cruz, Ele se entregou por inteiro, assim também artistas, devemos ser cada um de nós. Tem muita gente que vive a oração somente na casca, então quando vem a provação a pessoa não agüenta. No dia da minha ordenação, eu deitado no chão e já esperando receber a oração do Bispo, fui tentado por uma voz que me dizia: “Levanta daí, seu lugar não é aí, você não vai ser padre!”. E eu na hora repreendi esta voz e me entreguei inteiramente a Deus. Deixe de ser bobo! Não se entregue as tentações que vem até você, renuncie em nome de Jesus aquilo que quer tirar você de Deus.

Tome cuidado com as músicas, filmes, ideologias que nos apresentam, pois como somos artistas e mais sensíveis vamos absorvendo tantas coisas que não são para nós. Assumimos tantas coisas mentirosas como verdades em nossas vidas e se não tomarmos cuidado somos levados por estas coisas.

"Não podemos ser artistas mais ou menos", diz padre Cleidimar
Foto: Robson Siqueira/CN

Certa vez o padre Jonas falou para nós tomarmos cuidado com nossas emoções, com as músicas que ouvíamos e chegando em casa fui ver quais os tipos de músicas que estava ouvindo e fui percebendo que os CDs seculares que eu tinha me levavam a uma depressão, eu chegava a ter vontade de morrer ao ouvir aquelas músicas e percebi que aquilo não me fazia bem, me decidi destruir aqueles CDs. Ministros tenham cuidado com sua sensibilidade!

No nosso país há muita gente de qualidade, artistas muito bons, mas que estão usando sua arte como uma porcaria, o papel do artista não é levar as pessoas para o inferno, mas levar as pessoas para o céu. As crianças de hoje em dia estão sendo entulhadas com o lixo deste mundo, há muitas músicas que elas ouvem que não as levam a Deus. Eu quero conclamar os artistas de nosso Brasil, os atores, os escritores, os roteiristas, os fotógrafos, os músicos, os cantores, enfim todos os artistas do nosso Brasil, se voltem para Deus e façam do nosso povo, um povo de Deus. Jesus falava: “Quem não está comigo, está contra mim” Lucas 11, 23, ou seja, os artistas que não estão fazendo aquilo que Jesus pregou, estão do lado do tentador, então fiquemos atentos a tudo isso e façamos bom uso da arte que Deus nos deu.

E nesse caminho precisamos saber que a felicidade completa só a encontraremos no céu!

 

Transcrição e adpatação: Flávio Pinheiro

Veja também:
:: Blog do padre Cleidimar
:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova
e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.

Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


Padre Cleidimar Moreira


Sacerdote da Diocese de Goiânia

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo