As etapas da vida

Kairós quer dizer tempo de Deus. Deus sempre intervém na nossa história, mas muitas vezes não conseguimos perceber a ação de Deus na nossa vida. Há um tempo de nascer e um tempo de morrer!

Ouça: Testemunho de uma mãe

Por que alguns morrem tão cedo e outros tão tarde? Veja, hoje em dia a maioria das pessoas que morrem não são por causa de idade, muitas mortes não estavam na vontade de Deus. Assim como milhares de iraquianos que morrem na guerra, assim como muitos soldados americanos também.

A terceira idade é tempo de colher, e têm muitos jovens que querem colher a fruta verde. Tempo de plantar é na juventude, onde plantamos bem para colher bons frutos, e a terceira idade é tempo de colher os frutos que plantamos.

Quem nunca chorou? Infeliz daquele que nunca chorou, até mesmo Jesus chorou, chorou por Lázaro.

Existe o tempo de calar, de silenciar. Todas as etapas da vida são belas, pois foi dada por Deus.

Como São Francisco cantava bendito seja Deus pelo sol e pela lua e pelas estrelas, São Francisco dizia que até mesmo a erva daninha louva a Deus. “Oh Senhor nosso Deus como é grande o vosso nome por toda a terra” (Salmo 8).

“Antes que fosse concebido eu já te escolhi e já te conhecia”, Deus enviou cada ser a este mundo. Foi tudo Deus quem fez, e tudo é belo, porque foi Deus quem fez. E Ele nos acompanha.

Os anjos foram feitos menores que o homem, porque o Filho de Deus não se fez anjo, mas se fez homem. Todas as etapas da vida são maravilhosas, porque todas elas são obras de Deus. Por isso temos que respeitar, e tem muita gente que faz como o elefante que vai ao meio de um jardim pisando em tudo. Na frente das minhas comunidades tem sempre um canteiro de flores, e hoje o mundo é muito bruto, é um cimento, e precisamos florir. E em tudo devemos louvar a Deus.

Vivendo muito ou pouco, a vida é vida quando vivida com Deus. São duas mãos, a mão da ação e a da oração.

Ouça: "A Igreja é sábia e diz: um filho tem que ser fruto de um gesto concreto de amor"

Fase embrionária: O tempo é de Deus, cada segundo de vida é um milagre, todo o nosso sistema sanguíneo trabalhando, tudo isso começou lá naquele momento que nós fomos concebidos. A minha vida é um milagre, mas todos nós somos um milagre, cada um com as suas características.

Que maravilha! Desde o momento da fecundação já estava ali como eu seria. Assim como diz a Palavra de Deus que não nasce um fio de cabelo sem que passe pela mão de Deus. Mas a maioria das pessoas não cultivam, não aproveitam os talentos que Deus nos deu.

Deus nos acompanha e está sempre conosco, caminha conosco.
Cabe a nós acolher a todos os enviados de Deus.

Os pais devem acompanhar os filhos para que os filhos possam usar da tecnologia que pode construir, mas também destruir se não forem bem cuidadas. Hoje em dia quanto mais a gente dá, menos a criança valoriza, quer receber o presente antes do natal, vai ao supermercado e esperneia. Os pais devem saber como ajudar as crianças para que elas não se tornem consumistas. Em muitos quartos das crianças de hoje, não sabemos distinguir se é um quarto ou um bazar. Temos que ter o cuidado para não estarmos deseducando a criança.

Quantas crianças que já são mãe no nosso Brasil. E por quê? É necessário ensinar a amar. Amar é uma arte, ninguém nasceu sabendo, e Jesus nos ensina como fazer isso. Amor grande é o amor que brota quando olhamos as pessoas com os olhos de Deus.

Mamãe, papai, vovó, ensinem o adolescente a encaminhar-se no sentido de aprender a amar.

Transcrição: Célia Grego
Fotos: Renan Félix


Frei Antônio Moser


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo