Assuma o seu ser carismático

Padre Roger Luis
Foto: Natalino Ueda / Fotos CN

Meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs, todas as vezes que eu prego e proclamo a Palavra, peço para Jesus: "Senhor, que eu não pregue a mim mesmo, mas fale ao seu povo aquilo que o Senhor quer que Eles escutem. Eu não quero falar daquilo que eu preparei, mas daquilo que o Senhor quer revelar à Sua Igreja.

Eu não sei se você percebeu, mas nós tivemos uma palavra de direção neste Acampamento. Jesus diz aos Seus apóstolos antes de subir aos céus: "Ele vos dará força". Ali, o Senhor está se referindo ao Espírito Santo.

Veja bem: o Evangelho nos narrar que os discípulos estavam trancados, aterrorizados, com medo dos judeus. A palavra do Evangelho de hoje diz que Jesus os saudou com a paz, dizendo: "A paz esteja com vocês!". Aqui, diante de nós, está uma palavra que nos revela qual é o remédio para a cura do medo: o Espírito Santo! Deixe-O potencializar a coragem de Deus em você!

Você não deve temer nada nem ninguém. Meu irmão, o diabo deve ter medo de você e não você dele. Não se engane, pois o demônio tem medo de você, porque você é templo do Espírito Santo.

Abra a Palavra de Deus em Atos 1,4: "E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca;porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”.

O Senhor quer renovar, avivar a face da terra no dia de hoje. A Palavra nos atesta que todos ficaram cheios do Espírito Santo. Essa promessa é para todos nós.

Veja o caminho que Jesus foi traçando para os medrosos. O cumprimento da promessa acontece e o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos medrosos. Deus nos convida a atualizar essa experiência, e a atualização dela é o derramamento do Espírito Santo sobre cada um de nós.

Depois que os apóstolos foram batizados pelo Espírito Santo, eles evangelizaram com intrepidez e desassombro. Fortalecidos pelo poder do Espírito, não tinham medo algum de proclamar a salvação.

O Espírito Santo dá a eficácia para aquele que O experimenta.

O Espírito Santo deu eficácia aos apóstolos e a todos que se abrem a Ele.

Se em nosso meio não há comunhão fraterna, se existe um espírito de competição e não se coloca tudo em comum, devemos questionar se, realmente, somos batizados pelo Espírito de Deus.

O mundo precisa que tenhamos a coragem de dividir nossos dons. Os Apóstolos colocavam tudo em comum. Se não houver comprometimento de amor com os irmãos do seu grupo, vocês não sairão do lugar.

"Espírito Santo, eu quero experimentar, na minha vida, a eficácia, a intrepidez, a coragem quem vem de Ti. Quero experimentar o desejo pela santidade, a partilha da Palavra, a vivência do amor. Espírito Santo, que eu não fique indiferente aos que sofrem, mas saiba partilhar tudo o que tenho com os irmãos."

"O remédio para a cura do medo é o Espírito Santo!"
Foto: Natalino Ueda / Fotos CN

:: Veja fotos no Flickr

:: Veja + fotos também no Facebook

"Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação" (Atos 2,42-47).

Escutem a voz da Igreja, a voz do Papa que disse: “Eu prefiro uma Igreja Católica machucada por sair em missão, do que uma Igreja trancada e fechada no seu mundinho.”

Deixe o Espírito Santo renovar sua vocação. Saia do seu mundinho! É a hora de Deus na sua vida. Saia do seu banco e vá evangelizar. É triste ver um cristão triste! Há muitos cristãos tristes, porque não saem mais para evangelizar. O Espírito Santo nos retira do conforto e do comodismo.

Se nós não agimos como os apóstolos que foram batizados no Espírito Santo, estamos sendo medíocres e traindo o nosso chamado. Converta-se! Se você não se adequar ao Espírito de Deus, Ele vai dizer para você: "Pede pra sair!"

Carismáticos, levem a cultura do Espírito Santo para onde vocês forem. Vocês não podem fingir! Assumam o seu ser carismático! Assumam que vocês são apóstolos do Espírito Santo! Ou você é ou você não o é!

Quando Deus se revela, Ele traz uma novidade! Deixe o Pentecostes acontecer na sua vida!

Transcrição e Adaptação: Cristiane Viana @vianacn

↑ topo