Atraídos pelo olhar de Jesus

Que bom que vocês atenderam o apelo de Deus, é como aquelas famílias que estavam no deserto. A família é um projeto de Deus, não é um projeto humano, mas sim, de Deus. Aqui esta uma que eu admiro muito, todos estão aqui de maneira muito discreta: A sagrada família. Aqui nesta imagem está representado o grande modelo de família, tanto para os que são cristãos ou não. Eu os aconselho a comprar uma imagem da sagrada família, para que possamos seguir o exemplo: Evangelho Lucas 2, 16. Quando vamos para nossa casa, precisamos encontrar esta família. Tem de ter o pai, a mãe e o filho. O casal tem de ter consciência de que eles foram criados por Deus, pois muitos, hoje, não acreditam no Senhor, por isso fazem seus projetos humanos, sem incluí-Lo [Deus] em suas vidas. Leia Gêneses, capítulo 1.

Não dá para se casar, se nós não trouxermos para nós a consciência de que Deus nos criou por amor, e você é um filho de Deus. Mas vejam, se você foi criado pelo Senhor, Ele o criou para uma finalidade. E para quê? Uma das coisas mais lindas é que Deus nos criou não para vivermos sós, a Sagrada Escritura diz que Ele não quis que o homem ficasse sozinho. Leia Gêneses 2,24. José e Maria tinham essa consciência: E você a tem também? Isso não é apenas algo humano, mas foi o próprio Deus quem mandou, e Ele tem como projeto que o homem e a mulher estejam juntos.

Família é uma missão, é vocação. Tanto que ninguém casa somente por medo de ficar sozinho, é uma vocação. E não se tem de ser casado para não ser sozinho: eu não estou sozinho, como padre eu estou rodeado de pessoas o tempo todo. Você nunca vai estar sozinho. Não se casa porque não se quer ficar só. Deus chamou José e Maria, e o Senhor não chama um casal para não ter filhos, muito pelo contrario, é projeto de Deus que o casal tenha filhos. Com algumas exceções, a não ser que haja uma esterilidade da parte de um dos dois. Os filhos são a finalidade do casamento. Casar-se para viverem os dois sozinhos, não! Não é isso o que Deus quer de vocês.

Há pessoas que não têm filhos, mas têm gatos ou cachorros, às vezes, ficam cuidando da “Fifi”, e andam com este bichinho de lá e para cá. Elas têm toda paciência de cuidar dela [Fifi], mas não têm paciência de cuidar de um filho, que Deus quer dar a elas, mas dar “leitinho para Fifi” elas dão… Ensinem a “Fifi” a rezar o Pai-Nosso…Quando a levam ao veterinário, ficam a esposa de um lado, o marido do outro e a “Fifi” no meio…
Rezem: São Lucas: 1, 28 “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Homem e mulher são chamados por Deus para realizar este projeto com Ele. O homem e a mulher são chamados a isso, é preciso passar por uma experiência com o Senhor, é preciso abrir o coração para saber o que Ele tem para cada um. Apesar de Maria já estar noiva de José, Ela viveu esta experiência. Leiam: Lucas.1,19. Vocês viram que José era um homem de bem, mas ele também viveu uma experiência com o Senhor, pois ele tinha dúvidas, e com um casal não se pode haver desconfiança entre si. Como alguém quer se casar com uma pessoa da qual desconfia?

Deus tinha um plano diferente para José e Maria, e qual é forma de não se desconfiar um do outro: É tendo uma vida de oração. Enquanto São José estava confuso, um anjo, em sonho, tirou-lhe todas as dúvidas, e se você tem dúvida do seu cônjuge, peça a Deus para que Ele coloque a certeza no seu coração. No plano divino não está designado que a mulher tem de ficar sozinha, porém, hoje em dia, muitas estão querendo filhos, mas não querem ficar com o homem, pai da criança, porque não querem se casar. Por isso, você tem de ter esta certeza de que Deus quer o homem e a mulher juntos, e para isso é que existe este caminho: o tempo de namoro, noivado, pois é necessário um tempo de conhecimento. Maria e José estavam vivendo este caminho, por isso, ele ficou em dúvida, mas o anjo do Senhor veio tirar-lhe todas as dúvidas, pois Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Deus quis que José fosse a representação d’Ele aqui na terra, com a finalidade de ter filhos.

Então diga sempre: “Obrigado, Senhor, pelos meus filhos!” Os filhos serão sempre uma bênção, ainda que você seja aquele filho que deu muito trabalho aos seus pais, você é uma bênção, porque Deus o trouxe aos seus pais, Ele quis você! Leiam: Lucas: 1,32.
Pais, é preciso dar nome aos seus filhos: O nome do seu filho não pode ser um nome qualquer, eu já vi nome, por exemplo, de “1234 de Oliveira 5”. Você precisa procurar um nome adequado, pode consultar o significado dos nomes. Há pais que colocam nomes nos filhos de artistas e não sabem o que significam. Levi quer dizer “ligado”, Mateus quer dizer “dádiva de Deus”.

O demônio quer banalizar o nosso nome, existem pessoas que têm um determinado nome, mas ficam inventando apelidos. Leiam: Isaías 43. Deus diz que Ele nos chama pelo nome! Jesus tinha um nome, Abraão era chamado pelo seu nome. O seu nome é importante, não deixe que fiquem inventando apelidos. Os judeus tinham a tradição de colocar o nome dos pais, quando João Batista nasceu, eles queriam outro nome, mas Deus queria João Batista, da mesma forma, o Senhor quis o seu nome para você.

E para cada pessoa Deus tem uma missão. Leiam: Lucas 1,30. Missão: Deus deu uma missão para você, não quer dizer que seu filho vai ser padre ou sua filha, freira, não, Deus colocou um desejo no coração do seu filho, e deixe que ele seja aquilo que o Senhor escolheu para ele. Os pais ficam planejando antes mesmo de a criança nascer, deixem Deus dizer o que ele quiser! Quando seu filho disser: “pai, eu quero ser padre”, diga: “que bom, meu filho!”, pois Ele estará mostrando o que quer do seu filho.

Leiam Lucas1,52. Olha o que você tem de pedir para Deus, esse deve ser o pedido principal para você fazer a Ele, e quando você for para o seu quarto, peça: “Senhor, que meu filho cresça na graça diante de Ti”. E vocês pais devem estar com os olhos nos seus filhos. Leiam: Lucas 2,44. Eles não encontraram Jesus, então eles voltaram de Nazaré a Jerusalém, (são três horas de carro), e eles demoraram três dias para chegar no templo onde Jesus estava. Os pais, muitas vezes, estão preocupados em ganhar dinheiro, com o futebol, e, às vezes, os filhos estão na “boca de fumo”… Pais que se prezam, procuram os seus filhos e como José e Maria fizeram, por favor, procurem seus filhos! Queiram saber onde eles estão ou estavam.

Jesus estava no templo falando de Deus: Veja a autoridade da Mãe, naquele dia, Ele levou um “puxão de orelha” de Nossa Senhora. E o Senhor respondeu-lhe que estava cuidando das coisas de Deus, mas, depois daquele dia, ele tomou rumo e lhes era submisso. Filho que se presa, obedece a seus pais, não existe pais “carolas”! Muitos filhos dizem: “a mamãe não entende”. É você que não entende! Jesus obedeceu, o Criador de todas as coisas se sujeitou a obedecer a José e a Maria!

Com os braços erguidos agradeçamos a Deus pela nossa família. Que em nossa casa haja um ambiente de perdão, peçamos a presença de Jesus, Maria e José para a nossa família!

Ouça oração com padre José Auguto

↑ topo