Avança para águas mais profundas

Padre Fabrício Andrade

A liturgia sempre encontrara seu equilíbrio na pessoa de Jesus Cristo, tanto no Antigo Testamento, como no Novo Testamento, Ele é o eixo de todas as coisas. Tudo o que vamos falar aqui tem o Senhor como o centro e para isso a liturgia nos traz a figura de 4 personagens: na primeira leitura, temos o profeta Isaías, que contemplou a santidade de Deus. O profeta vai narrando o seu encontro pessoal com Deus. Ele ficou impressionado com a sua pequenez diante de Deus e disse: “Ai de mim estou perdido, sou apenas um homem de lábios impuros.” Era uma experiência pessoal que o profeta Isaías estava vivendo, reconhecendo suas misérias diante do Senhor.

Quando Deus traz à tona as realidades que precisamos mudar, ele indica O caminho.

O segundo testemunho que a liturgia nos traz é do apóstolo Paulo que após ter ficado cego, se apresenta ao Pai como um abortivo. Ou seja, mesmo sendo um pessoa que andou pelos caminhos errados, ele foi encontrado por Deus e é por Ele transformado. Paulo fez uma experiência tão forte com Jesus Ressuscitado que mudou de vida.

No evangelho, temos o terceiro testemunho, o de Pedro. Havia uma multidão reunida em torno de Jesus, e ali também estava Pedro. Jesus de maneira sutil chegou ao coração do apóstolo. O Senhor pediu “licença” para subir ao barco de Pedro. E este é o primeiro passo de Jesus a ele: “Eu posso subir em sua barca?” e ainda pediu para que afastasse o barco um pouco da margem e após ter sentado, começou a ensinar àquela multidão. Depois que Pedro permitiu que Jesus entrasse na barca, Ele tomou posse, não só de barco, mas da vida de Pedro e deu a ordem: “Avance para as águas mais profundas.” Depois que Pedro percebeu tudo isso, ele ainda quis dar um “jeitinho” dizendo que pescou a noite toda e que não pegou nada, mas foi convencido pelo poder da Palavra e foi dócil as palavras de Cristo e prostrando-se aos seus pés disse: “Senhor, afasta-te de mim que sou um pecador”.

Quem faz uma experiência com o Senhor não pode voltar para a casa do mesmo jeito, pois foi isso que aconteceu com o profeta Isaías, com Paulo e ainda com Pedro, mas o Senhor lhe diz: “Não tenhais medo”, pois da mesma forma que ele mudou a vida desses homens, ele quer mudar a sua vida. 

 

Talvez, você ainda não aceite passar pelas experiência, mas é importante que você seja dócil à vontade de Deus. Ainda falta o quarto testemunho, e este é o do padre Jonas e por isso é ele mesmo quem vai falar para nós do seu testemunho:

“Na década de 80, na cidade de Cruzeiro, começávamos na sexta à noite e terminava no domingo a noite os retiros de Carnaval, que chamávamos de Rebanhão. Ali começamos a ver a graça de Deus se manifestando na vida da pessoas. E o mais bonito era ver que Deus agia na simplicidade e por isso acontecia o que Deus queria. Sabemos que a missão da Canção Nova é levar Deus às pessoas e foi isso que tocou a cada um de nós.

Essas experiências começaram a se espalhar pelas outras cidades, e a primeira cidade fora de Cruzeiro que começaram a organizar esses rebanhões foi em Brasília.

Deus começou a nos mostrar que era possível que mesmo diante de quatro dias de festa do carnaval era possível, as pessoas se encontravam com Deus.

Eu me sinto muito pequeno diante daquilo que Deus gostaria de fazer, me sinto até mesmo indigno, mas ele usou de mim e fez maravilhas.

É possível acontecer aqui, aquilo que aconteceu nos anos atrás em nossos rebanhões. É possível acontecer, e Deus quer que aconteça.”

Deus quer entrar em sua vida, assim como entrou na vida de Pedro, você aceita? Você, aceita que Eu reine em sua vida?

Quando o Senhor entrar em sua vida, Ele vai lhe dar ordens, como esta: “Avance para águas mais profundas!” E lhe pergunto: você vai aceitar a essas ordens do Senhor?

Jesus quer entrar em sua vida, para isso esqueça seu passado, pois de hoje em diante Ele quer entrar em sua vida e a transformá-la. Pedro, era impetuoso, mas aceitou. E você, deseja deixar de lado uma vida de cristão não praticante?

Permita que o Senhor lhe pesque!

 

 Transcrição e adaptação: Luana Oliveira (@LuanaCN)

 

↑ topo