Batismo no Espírito Santo, a graça da atualização

Padre Fabrício Andrade
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com

Primeiramente, gostaria de apresentar a vocês a letra desta música:

"Hoje, o céu se abre pra derramar,
sobre os corações toda a graça do Pai
Eu também quero me derramar,
de todo o meu coração nos braços do Pai
Vem, Espírito Santo, com teu poder tocar meu ser, fluir em mim

Hoje, eu posso ser um novo homem, pelo teu poder renascer". ('O Céu se abre', de Walmir Alencar)

A liturgia de hoje nos apresenta quatro fatos que marcaram a história da humanidade. Na Solenidade do Batismo do Senhor, a Igreja nos apresenta a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Hoje, tivemos a graça de assistir a um jovem sendo batizado, no início da celebração. Olha que maravilha, um jovem nasceu para Deus! E o que aconteceu com ele pode acontecer a você se quiser!

Existe uma palavra muito utilizada no hebraico que se chama shekiná, a qual é utilizada para designar a habitação ou presença e manifestação de Deus no meio de nós.

A primeira manifestação revolucionária de Deus, na história da humanidade, foi na criação do mundo, quando o Espírito Santo pairava sobre a face da Terra, conforme a citação do primeiro capítulo do livro dos Gênesis.

 

A segunda revolução que aconteceu na história da humanidade, foi quando um anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma Virgem chamada Maria e ela disse o seu sim a Deus e ficou cheia do Espírito Santo e o Verbo Divino habitou entre nós!

A terceira manifestação do Senhor está, justamente, no Evangelho de hoje: “Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lucas 3,21-22).E a última manifestação de Deus, que eu quero apresentar para você, é justamente o momento no qual você recebeu o sacramento do batismo.

O mesmo Espírito que pairava sobre a Terra, depois envolveu Nossa Senhora e, um dia, no momento do seu batismo, envolveu você também!

No Evangelho de hoje, ainda existe uma promessa que brota da boca de São João Batista: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lucas 3,16-20).

"O segredo para continuarmos sendo esta 'Revolução Jesus' é continuarmos sendo, diariamente, batizados pelo Espírito Santo!", afirma padre Fabrício.
Foto: Robson Siqueira/cancaonova.com

  :: Veja fotos no Flickr
:: Veja + fotos também no Facebook

 

Assim como os aplicativos do celular, que nós adquirimos e, de tempos em tempos, precisamos atualizá-lo, assim também acontece com o sacramento do batismo, o qual nós não recebemos uma vez só, mas de tempos em tempos.

O batismo no Espírito Santo é uma graça de atualização que precisa ser diária para que você consiga permanecer firme nessa caminhada de fé.

Quando um jovem reza, o céu se abre e o derramamento do Espírito Santo acontece. Tome posse desse batismo do Espírito Santo e deixe que a letra dessa música se transforme em vida na sua vida:
Vem, Espírito Santo, com teu poder tocar meu ser, fluir em mim. Hoje, posso ser um novo homem, pelo teu poder renascer.

O jovem 'Revolução Jesus' precisa estar atento aos sinais! O segredo para continuarmos sendo esta revolução é continuarmos sendo, diariamente, batizados pelo Espírito de Deus.

 

Transcrição e Adaptação: Mariana Lazarin Gabriel

 


Padre Fabrício Andrade


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo