Batizados no Espírito Santo e no fogo

Christian Moreira
Foto: Maria Andrea/ Cancaonova.com

Nessa tarde, vamos falar sobre o Espírito Santo, a promessa de Jesus para cada um de nós.

Ora, como o povo estivesse na expectativa e como todos perguntassem, em seus corações, se talvez João fosse o Cristo, ele tomou a palavra, dizendo a todos: "Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. (Lucas 3-15,16).

Nós já somos batizados na água, embora muitos não se lembrem, pois eram crianças de colo. Seus pais e padrinhos, naquele dia, assumiram o compromisso de educar você na santidade.

Entendamos o significado do Espírito Santo na Igreja:

"E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão" (João 16-8,13).

Tudo, hoje, está moderno; são os novos tempos, e nós começamos a achar que tudo é “normal”. Uma vez, um padre me disse que “normal” é a mesma coisa que “demônio”. Portanto, meu irmão, se você tem alguma dúvida sobre a sua doutrina, acalme-se, pois isso não é pecado. Ter dúvidas não é pecado, parar nela sim. O Espírito Santo é quem nos diz o que é pecado e o que não o é.

Uma pessoa disse-me certa vez: "Eu não tenho pecado". Quem está longe de Deus pensa que está tudo bem, mas, chegando perto d'Ele, percebe que precisa mudar, pois o Senhor nos mostra o caminho e as decisões que devemos tomar.

"Eu tenho um 'Facebook' com Deus. Quando eu cometo algum erro, abro um bate-papo com Ele". Não é assim, não! É melhor mudar o endereço da sua fé, pois a nossa Doutrina não é um objeto. Crie vergonha e mude!

É muito bom ser católico! Se você tem alguma dúvida, ponha-se em movimento, mas não abra mão da fé, pois Deus nos ensina a perceber o pecado.

"Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo" (Atos 1-8).

Quando uma pessoa está gripada, ela está com uma "presença" no corpo; quando espirra, passa aquilo para todos. Nossa fé deveria ser assim, espalhar-se e contaminar a todos.

O nosso mundo é muito diferente hoje? Quando você, jovem, diz que quer viver a castidade, qual é a resposta que você recebe dos colegas? Questionam a sua masculinidade, chamam-no de otários?

Precisamos continuar firmes, anunciando com nossa fé, pois o Espírito Santo já está em nós. Quando pedimos a efusão do Espírito Santo é para que Ele sempre esteja no meio de nós.

“O Espírito Santo é fogo, vento e água.”
Foto: Maria Andrea/ Cancaonova.com

Quando você encontra ouro, ele não é bonitinho, não. Ele precisa ser purificado pelo fogo. Nós também precisamos ser purificados pelo fogo, porém precisamos fazer uma avaliação daquilo sobre o que está certo em nossas vidas.

Nós crescemos com as dificuldades, não com a grandeza!

Nós precisamos que a nossa vida seja tomada pelo fogo do Espírito. Precisamos levar esse fogo a todos os lugares, pois não dá para ter uma vida 'mais ou menos', uma vida morna. Temos de pedir a Jesus que nos abençoe com o fogo do Espírito Santo; deixar que os céus se abram e caia sobre nós esse fogo.

“O Espírito Santo é fogo, vento e água.”

Abra o seu coração, peça ao Paráclito e Ele o batizará com águas puras.

O que você está fazendo da sua vida? Do jeito que estamos vivendo, onde vamos chegar? Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho está bom; você precisa ter metas, planejar.

De uma chance à sua santidade, não tenha medo da sua juventude. Peça o fogo do Espírito, a graça de ser uma pessoa diferente, uma pessoa para anunciar a Palavra de Deus com as lutas, com aquilo que você tem como seu maior tesouro, que é o seu martírio.

Onde você estiver, deixe o fogo do Espírito tocar em você.

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo