Batizados no Espírito Santo para a santidade

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel 36:25-26)

Talvez, haja entre nós irmãos que nunca participaram da Efusão do Espírito Santo. E você, que participa deste encontro, talvez queira agradecer a Deus e também interceder por alguém. Alguns vieram para derramar o coração na presença do Senhor.

Alguns dizem em tom de crítica: “Há pessoas que só vão até Deus quando precisam de cura", mas não importa o motivo pelo qual você veio até o Senhor. Talvez, você tenha vindo à Canção Nova, porque ouviu dizer que estes encontros carismáticos são bons.

Jesus nos trouxe até Ele, porque já sabia que estávamos cheios de pecados. É por isso que Ele nos diz: "Eu derramarei sobre vós o meu Espírito Santo". 

Em Jesus nós encontramos a purificação dos nossos pecados. O que existe dentro de nós tem feito nossa vida mais pesada, triste e abatida, mas o Senhor quer nos libertar. Quando nascemos de novo para Deus, recebemos d'Ele um espírito novo, um coração novo. 

A nossa vida nos torna pesados por causa das preocupações que trazemos no nosso coração. Mas quando nos abrimos ao Senhor, Ele nos dá um novo coração e um novo Espírito.

Não adianta você querer mudar suas atitudes se não mudar seu coração! Sua aparência pode mudar, mas você não vai conseguir mantê-la por muito tempo. No entanto, quando mudamos o nosso coração, as mudanças nas atitudes vêm como consequência. Só existe Alguém que pode mudar o coração de uma pessoa: Deus.

Há pais que dizem para o filho: "Ai de você se chegar em casa com nota vermelha!". Mas à custa de ameaças não se conquista um filho. Nem no casamento alguém consegue viver sob ameaças. Aquilo que você não consegue por amor você não deve tentar de outra maneira. Deus nunca quis conquistar você pela ameaça.

Você gostaria que alguém vivesse do seu lado por medo de outras pessoas? Ninguém quer que uma pessoa se una a ela por medo ou por falta de opção. Deus quer conquistar o seu coração por amor, não por medo. O amor dos seus pais, do seu marido ou da sua esposa, dos seus filhos não se iguala ao amor que Deus tem por você.

"Quando o Espírito Santo nos toca, Ele nos tira do inferno", disse Márcio Mendes.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Só o Espírito Santo pode nos convencer do amor de Deus; e Ele não nos obriga a isso. Quando nós dizemos: "Vem, Espírito Santo", o Senhor pega nosso coração, que está endurecido e amargurado, e o transforma em um novo coração, manso e humilde.

Eu fui participar de um retiro, há muitos anos, e passei na cozinha para agradecer as pessoas que haviam ajudado nesse encontro. Havia lá uma moça que estava lavando a louça. Coloquei a mão sobre ela para lhe agradecer. Quando eu a toquei, ela deu um pulo e olhou para mim com muito ódio, porque ela havia sido muito ferida no seu passado, a ponto de não deixar que ninguém a tocasse. Ela me disse: "Por que você tocou em mim?". O retiro passou, ela ouviu as pregações e, depois, veio me contar a sua história. Essa moça, no passado, havia sido violentada, machucada e abusada. Ela partilhou a sua história comigo e Deus foi curando o coração dela.

A vida só pode ser chamada de vida quando ela é vivida com amor; e o inferno é a ausência desse amor. Quando o Espírito Santo nos toca, Ele nos tira do inferno.

Outro dia, uma pessoa me perguntou: "Por que, quando eu rezo, Deus não responde para mim?". Eu lhe disse que se não aconteceu, é porque a resposta d'Ele é "não". A resposta de Deus para nós pode ser um “não” também. E se recebermos um "não" com obediência, nós nos sairemos bem. Agora, se nos rebelarmos e não aceitarmos o "não" do Senhor, vamos sofrer, porque não nos deixaremos ser levados por Deus. Se Ele conduz a nossa vida, ela não pode caminhar para a escuridão, apenas pela verdade.

Ser humilde é ser capaz de deixar Deus entrar em nosso coração. A pessoa mais humilde é aquela mais necessitada do Senhor. O Espírito Santo torna nosso coração humilde. Ter humildade é submeter-se a Ele, mesmo diante de tudo de mau que pode nos acontecer.

A mão pela qual Deus nos agarra é o Espírito Santo. A vida que Ele nos dá é divina. Quando seguimos a Sua Palavra, não perdemos o caminho. Se recebermos o Espírito Santo, Deus vai tornar a nossa vida mais forte. 

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D'Onofrio

↑ topo