Batizados para a vida nova

Somos batizados na morte de Cristo na Cruz e com Ele ressuscitaremos

A Palavra de Deus escolheu o fogo para queimar tudo o que é treva. E Deus mostra na leitura do livro de Romanos (Cf. Rm 6;5) que, na verdade, somos batizados na Sua morte, porque como Cristo ressuscitou dos mortos, nós também ressuscitaremos. Com Cristo, fomos sepultados, pelo Batismo. Com Ele ressuscitaremos, nós também viveremos uma vida nova.

Ouça a homilia na íntegra:

Peça isso ao Senhor: “Assim como os primeiros cristãos viveram isso, nós queremos viver também, Senhor. Queremos ser ‘sepultados na morte’ de Cristo, para com Ele ressuscitar numa vida nova. Anseio por essa vida nova, por começar tudo de novo. Eu quero por um ‘ponto final’ na minha vida velha e começar tudo de novo. Quero, com Cristo, ressurgir para uma vida nova. Eu acolho essa vida nova, Senhor”.

Tenha um ardente desejo da vida nova 

Para isso, precisamos ser batizados na ‘morte de Cristo’. Digamos juntos: “Não quero mais essa vida velha, é um peso para mim”.

Nesta noite, o Senhor quer fazer ressurgir dentro de você esse desejo. Se você está em grandes pecados, quem sabe em uma vida ‘apodrecida’, meu irmão, não queira mais isso para você, pois essa vida só lhe traz tristeza, náusea, vazio.

É mais difícil para nós, que estamos em Cristo e vivemos uma vida rotineira, nos habituarmos a tudo. Parece que não temos mais ânimo, nos acostumamos a nossos ‘pecadinhos’: a nossa vaidade, nossas mentiras, impurezas, e começamos a viver “nos mais ou menos”, na mediocridade, uma vida farisaica, ou seja, como dos fariseus. Chega até a parecer um cristão perfeito como músico, pregador, mas está nesta vida como um cristão “mais ou menos”.

Diga comigo: “Eu quero sentir náusea, Senhor, dessa vida errada, mas também, Senhor, eu preciso de vida nova. Eu quero, Senhor, entrar nessa Páscoa com meu ser inteiro em uma vida nova”.

O pecado não reina sobre nós

Meu irmão e minha irmã, é preciso desejar a vida nova. Hoje, como antigamente, os cristãos se batizavam neste tempo e estavam dispostos a dar a vida. É por isso que os primeiros cristãos tinham qualidade de vida, eram cristãos ‘pra valer’, viviam o Evangelho.

Rezemos: “Chega, Senhor, de mais ou menos, por isso sepulta-me na morte com Cristo; batiza-me na morte com Cristo, para que com Ele eu ressuscite para uma vida nova”.

Assim como há o ar impuro das grandes cidades, que até deixa nossa pele suja, é assim, também, o mundo de pecado, ele vai nos contaminando.

Rezemos: “Quero ressuscitar contigo, Senhor, e porque morri contigo, a vida velha morreu na pia batismal. Eu vou viver a vida nova!”. Se morremos com Cristo sabemos que com Ele viveremos. Eu me considero morto ao pecado, porém, vivo para Deus em Cristo Jesus, eu morri para o pecado, mas ressurgi para Cristo Jesus.

Pecado, você não reina mais sobre mim e, agora, viverei uma vida nova!

↑ topo