Caminhar na fé e na esperança

Enilda Rocha
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Jesus é o único caminho pelo qual devemos caminhar. Somos convidados a meditar se estamos caminhando com Jesus. O Senhor continua sendo o Caminho, a Verdade e a Vida; Ele também continua nos convidando a caminhar com Ele e por Ele. Caminhar na fé e na esperança é caminhar com Jesus. Essa é a maior proclamação do Evangelho de hoje.

Jesus, no Evangelho, nos diz: "Ninguém vem a mim, se o Pai não o atrair".

O que é fé? O que é esperança? A fé é a certeza do que não se vê. Sem ela é impossível agradar a Deus, mas nós precisamos ser homens e mulheres que O agradam, precisamos nutrir o desejo de sempre agradar ao Senhor. Embora vivamos num mundo  em que várias situações contradizem a existência divina, Deus existe!

O desejo de Abraão, de agradar a Deus, era tão grande que ele foi ao encontro do Senhor. O que o profeta mais queria era agradar ao seu Deus. Por isso, ele parte com sua família, acreditando na terra prometida. Você também tem essa esperança de Abraão? Se você caminhar com Deus, vai chegar à terra prometida.

Estamos no mês vocacional, tempo importante para você meditar sobre a sua vocação. Na Canção Nova, vivo minha vocação com coerência, doando a minha vida, porque a Comunidade é o caminho que o Senhor escolheu para que eu buscasse o céu. Eu não sou missionária desta obra com a finalidade de fazer vídeos ou trabalhar na TVCN, mas enquanto sou evangelizada na Canção Nova, eu também posso evangelizar, porque não quero ir para o céu sozinha.

Meu irmão, sua vida não acaba aqui. Você precisa viver e buscar o céu. Essa é a razão para eu viver nesta comunidade católica, porque eu quero ir para o céu. Nós precisamos acreditar nisso.

Quando nos encontramos com Jesus, nascemos para Deus. Minha vida começou a mudar a partir do meu encontro pessoal com Cristo. Eu digo para você: desde a primeira vez, até o dia de hoje, sou batizada no Espírito Santo. O processo do homem novo e da mulher nova é desejar essa graça todos os dias. Eu preciso levar Jesus para dentro da minha casa, preciso fazer com que os meus tenham um encontro pessoal com Jesus. Um dos encontros pessoais que mais me chama a atenção, na Sagrada Escritura, é o da samaritana.

.: Ver citação João 4,1-42


"Eternidade não se improvisa", afirma Enilda Rocha.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Jesus nos oferece a Água Viva, ou seja, o próprio Espírito de Deus. O propósito do Senhor é nos levar para o céu, e quem faz essa obra é o Espírito Santo de Deus. Nós pedimos o Paráclito, porque Ele é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Estamos na “Era do Espírito Santo”; precisamos ser dóceis e nos deixar moldar por Sua força e por Seu poder.

Na Canção Nova, aprendemos com monsenhor Jonas Abid – fundador da Comunidade – a pedir o Espírito Santo quando acordamos: "Bom dia Espírito Santo, o que vamos fazer juntos hoje? O Espírito de Deus não vai cumprir a minha agenda do dia, mas vai conduzi-la, vai dinamizar minha vida. É com Ele que aprendo a caminhar com Jesus.

Jesus não quer ficar na superficialidade, mas quer ser íntimo de nós. Por isso, Ele entra na intimidade daquela samaritana. O Senhor não quer fazer uma obra familiar na vida daquela mulher, por isso lhe pede para chamar seu marido. Ela reponde que não tem marido. Jesus, vendo a sinceridade dela, continua sua obra de salvação.

O Senhor, nesse momento, diz: "Sou eu"! Ele se apresenta como Caminho, Verdade e Vida, fala pessoalmente e nos convida a entrar na intimidade do coração do Pai. O grande presente que Deus quer nos dar é a vida eterna. Por isso, Ele espera e nos convida a caminhar com Ele.

Fico encantada com o testemunho do cardeal Van Tuan, o qual soube caminhar com Cristo. Ele descobriu o amor criativo de Deus. Veja testemunho.

Deus nos convida a entrar nesse caminho de construção da nossa vida com Ele. Este nosso caminhar é que vai nos dar acesso à vida eterna, por isso precisamos estar ao lado do Senhor para nos purificar e para sermos trabalhado por Ele. A vida eterna não se improvisa; ela é construída a cada dia. Não importa como esse mundo está; deixe-se transformar por Deus. Vamos entrar na fôrma de Deus equanto há tempo. Precisamos viver na certeza de que vivemos neste mundo, mas não somos dele. Nós temos um lugar no céu, que o Senhor preparou para nós.

“Senhor Jesus, permita que eu seja batizada no Espírito Santo. Permita que Seu Espírito trabalhe em mim para me levar à vida eterna. Senhor, quero caminhar contigo, porque quero ir para o céu.”

 Transcrição e adaptação: Cristiane Viana

↑ topo