Carisma de fé e carisma de amor

Meus irmãos, somente com o Espírito Santo podemos evangelizar este mundo descristianizado.
Quarenta anos atrás quando a Igreja viveu seu período mais crítico, quando sacerdotes abandonaram o ministério e o mundo falava que Deus estava morto, surgiu dentro da Igreja a Renovação Carismática Católica, foi a manifestação do Espírito Santo para o bem comum.

Muitos católicos descobriram Deus através do Espírito Santo que Ele derramou. Em muitos lugares a Renovação Carismática Católica se converteu em uma coisa que não perturba ninguém.
Exemplos: Não façam o uso do dom de línguas porque o pároco não quer, senão poderá escandalizar o povo. A profecia significa para essas pessoas repetir algumas palavras, ou algumas críticas contra o governo das nações, ou talvez uma mensagem de novas aparições de Maria para rezar o rosário. Nessas paróquias, os párocos não dão permissão para que os leigos imponham as mãos nas pessoas para receber o batismo no Espírito Santo.

Ouça: O exercício dos carismas do Espírito Santo

Os grupos de oração, em muitas partes, são apenas grupos de senhoras e moças boas que rezam e partilham a Palavra e ficam somente nisso. Como é lindo sentir em vocês o 'fogo' do Espírito Santo.

Esses carismas que eu posso ver daqui representados pelas cores da camiseta de vocês, me obrigam a concretizar as coisas que tenho a falar em dois carismas muitos importantes. Como São Paulo nos recomenda a aspirar os carismas mais altos, vou falar apenas de dois.

Tenho lido muitos livros, mas poucos falam no que falarei agora. Vou falar sobre o carisma da fé e do amor. Para entender esse carisma de fé é preciso distinguir três coisas. A fé teologal, que é o fundamento da nossa vida religiosa, consiste crer em Deus porque Ele é a verdade. Outra coisa é acreditar na fé, fruto do Espírito, que São Paulo menciona em Gálatas 5,22. Quando o Espírito Santo atua em uma pessoa, Ele manifesta virtudes que são simples, mas maravilhosas. Esse fruto de fé podemos chamar de fidelidade, mas agora não vou falar da fé teologal, vou falar da fé 'carisma'.

Quando Jesus exortava seus discípulos para que eles fossem capazes de fazer milagres, Ele estava falando daquele carisma de fé. Pedro caminhou sobre as águas dando poucos passos e Jesus falou: "homem de pouca fé". E para estimular sua fé o Senhor o mandou procurar a moeda no peixe. Mas depois de Pentecostes Pedro tinha tanta fé que até sua sombra podia curar.

Quando São Paulo fala em Efésios para sermos soldados de Cristo, para nos refugiarmos das flechas de fogo do inimigo, ele confirma o que Jesus falou no final do Evangelho de Marcos: '…aos que crêem acompanharão esses sinais, e todos os sinais são reflexos da fé carisma; expulsar demônios, pegar serpente, impor as mãos sobre doentes para sejam curados…'.

O que é o carisma da fé?
Quando Espírito Santo vem em auxílio do meu espírito traz para mim uma unção especial, que é o testemunho do Espírito Santo em meu coração, que produz convicção que o Espírito quer agir em mim.

Quando exercitamos qualquer carisma é indispensável termos essa convicção. Por exemplo, quando oro em línguas, mas no meu interior não tem convicção, eu estaria fazendo teatro para vocês. Quando oro em línguas tenho que ter a convicção que é o Espírito Santo que age em mim.

São Paulo, em Romanos 12, fala a mesma coisa a respeito do dom de profecia, quando estou profetizando tem que ser na medida da minha fé. Quer dizer na medida da convicção que é o Espírito Santo quem me dá isso.

Ouça: O carisma do amor

Carisma de fé é quando estamos cheios do batismo do Espírito Santo, nosso agir vai ser dócil ao que nos mandar o Espírito Santo, assim moveremos montanhas.
Não vamos mover simplemesnte pessoas, mas nosso contexto social.

Carisma de amor. O amor pode ser teologal, que se chama caridade. Essa virtude da caridade é a coroação de toda nossa vida cristã. O amor como virtude do Espírito Santo é aquela pessoa que está cheia dele, são frutos simples e agradáveis. O amor carismático não é separado das outras formas de amor, mas faremos uma distinção. O amor carismático constrói a comunidade, é uma graça que faz com que o corpo de Cristo cresça para ajuntar os membros dele.

O carisma não está em relação direta com a situação da pessoa. Esse carisma não se confunde com simpatia natural, como aquela pessoa simpática que atrai as pessoas para si.

Vamos meditar algumas passagens bíblicas que nos podem ensinar sobre esse amor:
Jesus fala ao Pai: “Que todos sejam um. E assim todos reconhecerão quem são meus discípulos pela forma que se amam”.

Esse amor carismático faz que nós construamos a unidade entre nós; e é essa unidade que constrói o corpo de Cristo. Para que o mundo creia em nós temos que acreditar nesse amor carismático.

Em Atos dos Apóstolos vemos que foi assim que aconteceu nos primeiros séculos. Colocavam tudo em comum e eram amados pelo povo e a comunidade crescia cada vez mais. Tinham um só coração e uma só alma. Assim é fácil reconhecer a recomendação de São Paulo, aspirai aos dons mais altos.

Ouça: Passagens bíblicas sobre o carisma do amor

Esse amor carismático é a chave para podermos viver a nova evangelização. Se quisermos evangelizar unidos, precisamos estar unidos no carisma da fé e amor. Nesse mesmo momento há inúmeros cenáculos onde as pessoas procuram a manifestação do Espírito Santo.

Quando acontecer o novo pentecostes e todos nós sairmos do cenáculo, ficaremos maravilhados ao vermos que somos muito mais. A chave é que não reconheçamos somente aqueles que fazem parte da Renovação Carismática Católica, mas todos aqueles que fazem parte de outro movimento, entre eles estão nossos irmãos que não são católicos, mas sedentos da manifestação do Espírito Santo. Que sejamos um para que todos creiam.

A crise que a Igreja hoje está enfrentando é a mornidão entre católicos e não católicos, essa é a oportunidade que temos de nos unir para que o Espírito Santo nos dê o carisma da fé e amor.


Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Paulo Sérgio
Áudio: Anderson Nunes

 

↑ topo