Carisma de fundação das Novas Comunidades

Como padre Jonas estava nos dizendo na sua pregação, nós vivemos num mundo paganizado isso não deve nos assustar, mas sim fazer com que demos uma resposta diferente a Cristo.

Ouça: "Estamos vivendo as dores parto de uma nova época"

Nós estamos vivendo as “dores de parto” de uma nova época. Olhamos o mundo no final do século XX marcado pelas dores da humanidade, e estamos iniciando um novo século com dores e feridas. São “dores de parto” porque nasce um novo tempo. Não nos assustemos, mas respondamos com ousadia a essas dificuldades.

O Espírito Santo interviu na Igreja e começou a dar um novo vigor a Igreja, uma “nova primavera”, como disse João Paulo II, surgindo assim os novos Movimentos Eclesiais, as Novas Comunidades.

Nas nossas Comunidades, não pelos nossos méritos, Deus começou a dar uma inspiração nova para darmos uma resposta com ousadia aos desafios dos tempos de hoje.

Ouça: "As Novas Comunidades são os sinais luminosos da beleza de Cristo e da Igreja (Bento XVI)"

Nesse tempo em que a humanidade geme e sofre devemos ser esse sinal luminoso da beleza de Cristo. Onde impera o desamor, Deus fez e faz brotar carismas novos, as Novas Comunidades.

De onde vem a vida e a força das Novas Comunidades? É o Espírito Santo que dá essa força através do carisma de fundação das Novas Comunidades.

O que é um carisma de fundação? É aquele carisma que fez nascer, que deu origem à comunidade. E como ele se manifesta? É um dom de Deus, não é dá carne, é Deus quem dá a quem Ele quer de acordo com a necessidade que a Igreja tem para cada tempo.

Fundador é um dom, uma graça. É Deus que se revela a uma pessoa e ela vai encarnando na vida essa experiência de Deus, esse seguimento a pessoa de Jesus. A maneira com que ele vive essa experiência vai atraindo outras pessoas. Carisma originário é isso, uma forma particular de viver o evangelho que vai gerando um estilo de vida, que trás uma característica diferente, uma forma particular de serviço em favor da Igreja e da humanidade.

Carisma é novidade, tem sempre uma forma nova, pois Deus não repete. O carisma de cada comunidade é diverso, pois Deus é criativo, faz tudo novo. Essa novidade gera afinidade espiritual e gera a comunidade.

Ouça: "A geração de uma comunidade nasce de uma oferta de vida do fundador"

Nosso Deus é concreto, real, apesar dos nossos limites Deus vai revelando o carisma de fundação. A maioria dos fundadores nunca pensaram em ser fundador, “eu nunca pensei em ser fundador”. Fundador não nasce em gabinete, ele é gerado por Deus. Somos envolvidos por Deus que vai se revelando e pouco a pouco vai gerando fecundidade, paternidade espiritual, como disse João Paulo II.

O fundador é aquele que inicia dando a sua vida. Quanto mais o fundador e os primeiros dão a sua vida como o mistério da cruz, o carisma vai transbordando e gerando uma família espiritual que vai sendo impulsionado para a missão. Uma Nova Comunidade não existe para si mesma, é gerada por Deus para ir em busca desses jovens que estão feridos, de um povo ferido que desconhece a alegria da vida, que desconhece Jesus Cristo, por isso Deus gera as Comunidades para a missão.

Uma das características das Novas Comunidades estarem inseridas na Igreja.

É para isso que fomos visitados, é para isso que nascem comunidades no mundo inteiro, há um propósito divino para as Novas Comunidades, através delas os homens podem fazer um caminho com Cristo que faz gerar famílias novas. É belo ver nas Novas Comunidades os vários estados de vida: famílias novas, sacerdotes novos, celibatários. Deus está gerando homens novos que querem dar suas vidas juntas testemunhando a esse mundo que Cristo está vivo, e que tocamos Jesus.

Sejamos a luz do carisma recebido, sem querer imitar ninguém, pois o carisma é único. Deus está gerando uma realidade nova para servir a Igreja esse carisma é para o bem da igreja. A comunidade só tem sentido se ela estiver embelezando a Igreja.
 



Adquira esta palestra na íntegra pelo
(12) 3186 2600


Transcrição: Willieny Isaias
Fotos: Paulo Sérgio
Áudios: Anderson Nunes

↑ topo