Celibato e Eucaristia

Padre Paulo Ricardo
Foto: Wesley Almeda
Nos últimos tempos, temos enfrentado um ataque frontal contra o celibato sacerdotal. Muitos afirmam que o fenômeno da pedofilia é culpa do celibato sacerdotal. Forçando o casamento de padres para que não sejam “anormais”. São ideias do mundo que admitem não haver a possibilidade de ser uma pessoa normal socialmente se não obtiver a relação sexual.

O nosso maior exemplo disso é Jesus Cristo e a Virgem Maria, que alcançaram o objetivo do Pai. O ser humano não é escravo de sua sexualidade, a sua forma de viver o sexo é completamente diferente [da forma como o vivem] dos animais.

Quando o animal está no cio, não há opção, ele precisa da relação sexual. Mas, os seres humanos são diferentes, quando vivem a relação sexual têm a relação com a alma também. Animais não entram em crise, não precisam de psicólogos. A vaca não fica deprimida.

Quando a relação sexual é sem a entrega, ela é frustrante e alimenta um sentimento de morte, de perda. Freud constatou: "O sexo está unido ao sentimento de morte. A energia vivida do sexo está ligada a uma tendência para morte." Porque o ser humano, ao ter relação sexual, não deve fazê-la com o corpo, mas com a alma.

Não somos meros animais ligados aos instintos, viemos a este mundo para o amor, esta é a nossa vocação principal aqui na terra, para um dia mergulhar na Santíssima Trindade no céu. Não existe vocação para o egoísmo.

Muitos confundem a crise emocional com a crise de conversão. Um rapaz quer ser padre, mas pensa em cair na noitada e sair com muitas mulheres. Isso não é crise vocacional, mas crise de conversão. Você pode escolher ser um sacerdote, ser casado, médico, mas é necessário o discernimento vocacional.

A vocação primeira é saber que somos chamados ao amor no céu; mas, aqui na terra, já devemos dar os primeiros passos, como uma criança que quer aprender a andar e, muitas vezes, cai.

Fui reitor do seminário durante 15 anos, e nos encontros vocacionais anuais, eu falava: “Vocês nasceram para fazer a entrega da sua vida por amor, seja para se casar, na sala de aula, sendo um celibatário. De qualquer modo, você nasceu para doar sua vida; esta é a nossa vocação”.

"A vocação primeira é saber que somos chamados ao amor no céu."
Foto: Wesley Almeida

O mundo não conhece o celibato sacerdotal, pois não conhece o amor, não conhece a Deus. O sentimento agradável não é o amor, que acontece mesmo quando o sentimento evapora, pois o sentimento é ligado ao corpo. Há momentos em que estamos entusiasmados e outros, não.

O amor não é o sentimento, mas a entrega, a doação fiel. O mundo também não entende o casamento.

Papa Bento XVI falou a respeito do celibato sacerdotal: Que no mundo, no qual ninguém quer se casar, mas ter apenas uma amizade colorida, muitas pessoas ficam reivindicando o casamento dos padres. Existe uma diferença muito grande entre o celibato do padre e o solteiro no mundo, pois este último está solto e não querer se casar é o "não" ao compromisso e à responsabilidade. E o celibato sacerdotal é um "sim", visto que é uma entrega. O mundo é contra o celibato dos padres, pois não quer aceitar que para haver a entrega por amor não é necessário sexo.

Estes escândalos de pedofilia com padres é por falta do celibato [verdadeiro], deixando o amor e vivendo o egoísmo.

O padre poderia deixar de ser celibatário, mas esta hipótese a Igreja não gostaria que acontecesse, pois o sacerdócio é adequado ao celibato.

O sacerdote é o homem que celebra a Eucaristia. O sacerdócio, nas religiões pagãs, muitas vezes, é o homem que mata; mas a partir de Jesus, o sacerdote é o sacrifício morrendo para si e vivendo para Cristo.

Jesus é o Sacerdote verdadeiro, pois se ofereceu em sacrifício. Todos somos membros do Corpo de Cristo, por isso devemos nos entregar a Deus na cruz. Pedro deixou a sua família para se entregar a Deus e viveu o celibato. Durante muitos séculos, a Igreja ordenou homens casados que começaram a viver o celibato.

O padre é um fiel escolhido no meio dos fiéis para representar Cristo, o Esposo. O sacerdote é uma pessoa-sacramento, um sinal do Cristo. Padres vestem batina preta justamente para lembrar como Cristo se entregou na cruz. Se o padre é o esposo, assim não é conveniente que ele tenha outra esposa.

Papa João Paulo II colocou um ponto final nas teologias liberais: A Igreja não tem o poder de ordenar mulheres, elas podem ser muitas coisas, mas não podem ser pai, esposo, assim como não podem ser padre. O sacerdote é o pai espiritual da comunidade e esposo da Igreja. Como o homem, que não tem o direito de ficar grávido. Deus nos criou assim.

Cientistas querem fazer mudança de sexo para os homens engravidarem, pois querem brincar de Deus. A Igreja não é Deus, mas serva do Senhor. A Virgem Maria era digna para ser sacerdote, mas Jesus escolheu Doze pecadores: Ele queria estes homens para simbolizar a paternidade espiritual. O padre é como um pai, um esposo.

Um sacerdote não se casa, pois é sinal de Cristo Esposo. A Igreja poderia ordenar um homem casado? Sim, mas não é a vontade da Igreja .

O índice da pedofilia entre padres é muito menor do que os casos ocorridos no resto da população, não podemos deixar que isso abale nossa fé. Padres são homens pecadores, que se confessam, esperamos que eles entreguem a vida a Deus. O padre que cometer um pecado grave, como a pedofilia, a Igreja o afasta deste ministério, pois ele quebrou a sua imagem do Cristo na Igreja.

Por que beijamos as mãos do padre? É por sua ordenação, que representa as mãos chagadas de Cristo, as quais se elevam na apresentação do Corpo e do Sangue precioso de Cristo.

Se, na hora da minha morte, eu tivesse de escolher entre ter ao meu lado a Virgem Santíssima ou um padre pedófilo, com o pecado mortal, eu escolheria o padre pedófilo, pois ele pode me absolver dos pecados. Se o demônio acha que somos intimidados com estes escândalos, ele está enganado!

Rezemos pelos sacerdotes, para que possam ser fiéis no celibato, como para os demais homens no matrimônio. Não é possível ser fiel sem Deus.

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho

Veja também:

:: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivos móveis
:: Deixe o seu computador com a cara do PHN
:: Conheça os pregadores do Acampamento PHN 12 anos
:: Dunga vai gravar DVD uma semana antes do PHN

Mais informações: (12) 3186 2600

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo