Cenáculo com Maria, esposa do Espírito Santo

É preciso retomar os cenáculos com Maria, a esposa do Espírito Santo

cenaculo-com-maria-esposa-do-espirito-santo

André Florência. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

André: Nos reunirmos sempre precisa ser uma alegria. Emanuel e eu, entramos juntos para a Comunidade Canção Nova dez anos atrás. Há dois anos, lancei o livro chamado ‘Música chamado e serviço’. Agora, irei lançar um CD e vou partilhar com você que ele não é um resultado final mas um intermediário devido a necessidade de um povo de Deus. Nós nunca podemos nos esquecer de nos incluir no povo de Deus.

“Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (Atos 1,12-14).

Maria, Mãe de Jesus, estava no cenáculo com os discípulos. Nos escritos de São João Paulo II, descobri porque Maria estava no cenáculo. Ressaltarei três pontos para esse momento de reflexão. Primeiro: ela estava ali aguardando a efusão do Espírito Santo no início da Igreja. Segundo: ela estava com eles para lembrá-los, para mostrar o rosto de Jesus que já não estava com eles.Terceiro: Maria estava ali para mostrar a fidelidade.

Eu também preciso lembrar esses três pontos quase que sempre. Eu preciso viver o cenáculo sempre. Nossa Senhora revela o rosto de Jesus e assim vamos caminhando, lutando, sorrindo para revelarmos o rosto de Cristo. Quando damos de nós mesmos não damos nada para ninguém. Quando damos Cristo, aí estamos sim fazendo o nosso dever de evangelizador. Você não é só músico. É também um evangelizador.

cenaculo-com-maria-esposa-do-espirito-santo03

Dinâmica durante a pregação. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Qual é o seu cenáculo? Você tem voltado lá toda semana? Não dá para ter um bom ministério de música sem ter a presença de Nossa Senhora. Sabe porque a Canção Nova é tão eficaz na sua missão? Porque ela é a casa de Maria. Esse é o segredo da eficácia de Nossa Senhora na evangelização. Maria está conosco na missão.

Faço a experiência sempre de convidar Nossa Senhora para estar comigo onde quer que eu estiver dizendo: “Nossa Senhora esteja comigo agora porque quero revelar o rosto de Jesus. Sei que no teu colo o inimigo de Deus não tem poder.” Como está a sua vivência com Maria em seu ministério? Como você tem introduzido Nossa Senhora em seu ministério? Nossa Senhora nos centraliza no ministério. Por isso, é importante estar no cenáculo semanalmente para não sairmos do centro da vontade de Deus.

Você é um músico que se permite ser movido pelo Espírito Santo? Menos sentimento e mais moção do Espírito. A nossa música precisa fazer que novos discípulos sejam sucessores de Jesus. Precisamos ter sucesso em nosso ministério. Ouvi do Dunga que sucesso é sucessão. Se você tem sucesso é porque outros estão vindo atrás de você. Então não tenha medo de passar para que outros venham.

Meu irmão e irmã, olhe para o povo que você ministra com muita ternura, afeto e misericórdia. Não olhemos com olhar de condenação mas, com amor. Tenha tempo para abraços e sorrisos. Seja orante e trabalhador e esteja sempre de prontidão para anunciar o Evangelho. Não esqueça do trabalho que você precisa ter com a sua voz. Cantar e ministrar dói. Padre Jonas dizia que seu instrumento percebe se você não estuda uma semana. Quinze dias que você não estuda, as pessoas sua volta percebem. Um mês todo mundo percebe.

Portanto, uma semana sem oração você perceberá. Quinze dias sem oração, as pessoas vão perceber. Um mês sem oração, todos a sua volta perceberão. Para a sua música estar cheia do Espírito Santo, é necessário estar pleno do Espírito. A minha música precisa libertar, curar e indicar o caminho. A minha música precisa trazer a ação de Deus. A minha música precisa ter uma linguagem universal, falar a todos os povos. Os músicos precisam estar cheios dos carismas do Espírito Santo. Se você sempre estiver no cenáculo, verá Cristo no ministério de música. E a Virgem Maria que providenciou tudo sempre estará escondida. Revele o Cristo crucificado.

cenaculo-com-maria-esposa-do-espirito-santo01

Emanuel Stênio. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Emanuel: Estamos quase terminando o Acampamento de Músicos. Quero reafirmar que todos temos algo a partilhar e algo a aprender. Quando Deus me deu a inspiração que esse acampamento seria o Cântico de Maria, não tinha noção do que Ele iria realizar em nós. Quem aqui não quer um colo da mãe? Quem vive longe da mãe sabe a falta que faz um carinho, um aconchego, uma comida e também a presença discreta. Com Nossa Senhora, aprendemos seu sim, seu serviço, sentimentos, sensibilidade aflorada que é dom e graça de Deus.

Estamos quase terminando o Acampamento de Músicos. Quero reafirmar que todos temos algo a partilhar e algo a aprender. Quando Deus me deu a inspiração que esse acampamento seria o Cântico de Maria, não tinha noção do que Ele iria realizar em nós. Quem aqui não quer um colo da mãe? Quem vive longe da mãe sabe a falta que faz um carinho, um aconchego, uma comida e também a presença discreta. Com Nossa Senhora, aprendemos seu sim, seu serviço, sentimentos, sensibilidade aflorada que é dom e graça de Deus.

Em Nossa Senhora encontramos a pureza que nós músicos precisamos para viver a castidade, uma vida em Deus, controlada a nossa sexualidade. Na minha experiência pessoal com Jesus eu sempre fui muito carismático mas minha experiência com a Virgem Maria era muito tímida. Na Canção Nova, o Frei Josué me disse que o meu ministério de música ganharia uma nova unção depois que eu fizesse a escravidão à Virgem Maria. A Virgem Maria tem cuidado da minha sexualidade desde a consagração à Ela. O Cântico de Maria é o Cântico da Palavra de Deus.

Qual tem sido a nossa experiência com a Palavra de Deus? Maria, ao cantar o Magnificat, estava citando as passagens bíblicas. Por fim, quero finalizar essa partilha com o livro de São Luiz de Montfort que diz: “Deus juntou todas as águas e fez o mar, Deus juntou todas as graças e fez Maria”.

Transcrição e adaptação: Fernanda Soares

Adquira essa palestra pelo (12) 3186-2600

contribuicaocn1


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo