Cenáculo é hoje

Primeiramente, eu faço uma confissão a vocês: É a primeira vez na vida que eu começo uma pregação chorando. Eu explico para vocês o porquê das minhas lágrimas. É o primeiro Kairós depois que o padre Léo partiu para o céu e eu agradeço a Deus por ter conhecido este homem que tanto contribuiu com minha fé.

Então, estas minhas lágrimas são de uma emoção muito grande e gratidão a Deus. Por estar neste primeiro Kairós do ano e justamente depois de termos entregado o padre Léo para o "dono" d’Ele – porque o padre Léo é de Deus. Eu estou aqui. E mais um motivo das minhas lágrimas é porque eu estava agora mesmo com o padre Jonas, com a Luzia e o Eto. Partilhamos o quanto o padre Léo nos edificou com sua vida e no final da conversa, eu pedi: "Padre Jonas, reze por mim, lhe peço uma bênção porque você por ser padre é pai e eu o tenho como meu pai. Então, padre Jonas junto com o Eto e a Luzia rezaram por mim. Há um pensamento que diz que tudo que é três é perfeito.

Padre Jonas implorou de Deus a bênção – que Samuel recebeu – sobre mim, por esta razão, enquanto a Salete cantava, eu revivi tudo isso e estou profundamente tocado. Eu louvo e bendigo a Deus por isso.

Voltando a falar sobre o padre Léo, eu digo que se pudesse resumir este servo de Deus em duas palavras, eu resumiria em: profundidade e bom humor. Eu imagino que assim como eu, muitos de vocês já riram muito ao ouvi-lo pregar. Há duas coisas, que ele dizia que o "encardido" não gosta: de gente feliz e bem humorada. Então, quer uma dica para exorcizar o diabo de sua vida? Seja feliz com Jesus no coração, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo nas noites traiçoeiras, mantenha sua confiança no Senhor e não se entregue à tristeza.

A gente exorciza o inimigo através da profundidade da fé e do bom humor. Há uma música que o padre Léo gostava muito e eu convido você a cantá-la comigo:

:. Padre Sílvio Andrei canta música que o padre Léo gostava

É preciso acreditar, meus irmãos, que em todos os momentos da vida, o Senhor está atento às nossas necessidades. A vida da gente, às vezes, parece um vaso de cristal que cai e se quebra em mais de mil pedaços, mas nisso, Deus vem e vai juntado os cacos e faz de nós um "vaso novo". Acredito que o fato de vocês estarem hoje aqui ou nos acompanhado por meio da TVCN a mão do Senhor está o restaurando.

Meus irmãos, eu sou padre palotino e acredito que meu carisma tem muito a ver com a Canção Nova: reavivar a fé e reacender a caridade.

Quem já pensou alguma vez na vida que Deus o esqueceu e aí veio a Canção Nova e reavivou sua fé e reacendeu o dom da caridade em você?

É com este espírito que vim aqui, hoje, na Canção Nova, comunicar a Boa Notícia: Jesus está sempre ao seu lado! Quando você se sente sozinho e sem forças para caminhar, você continua dando passos sabe por quê? Porque Jesus continua lhe dando forças.

Na Canção Nova, em São Paulo, temos a Rádio América e eu tenho a graça de apresentar um programa diariamente das 17h às 18h. “Diálogo com Deus”. Tem um quadro no programa que chamamos de “Cenáculo” e cada dia nós fazemos um momento no cenáculo colocando a cada dia uma intenção especial pedindo o Espírito Santo. Tem sido uma experiência maravilhosa.

Vejamos a Palavra – Atos 1, 13: “Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele”.

Eu quero chamar atenção de vocês que este quadro expressa exatamente o que diz o texto bíblico: Estavam lá os apóstolos que representam a Igreja, as mulheres representam todos os batizados – Elas não fazem parte do grupo dos Apóstolos –, mas estão ali no Cenáculo para dizer que cada batizado recebeu a graça do Espírito Santo e pode anunciar Jesus vivo com seu testemunho de vida. E Maria está no centro porque Ela foi escolhida por excelência para anunciar a todos a Boa Nova, trazendo Jesus ao mundo.

Como estavam estes no Cenáculo? Eles estavam perseverantes na oração e unânimes na fé. É assim que precisamos viver: perseverantes na oração e firmes na fé.

Quando alguém me diz: "Olha, padre, eu era católico, mas deixei de ser", eu logo digo: "Meu irmão, alguma coisa está errada. Ou você nunca foi de fato católico ou não tem fé. Porque quem é católico e persevera na fé e a na unidade, não deixa de testemunhar. Eu digo com muito amor, que quando alguém se afasta da Igreja, eu sinto muito pela pessoa, porque quem se afasta da Igreja se afasta de Deus e não é feliz. Sabemos o que aconteceu com o filho pródigo da parábola, ele saiu da casa do pai e foi infeliz até voltar. Digo para você que, por algum motivo, se afastou do Senhor: Volte logo para a casa do Pai. Não vai haver cobranças, vai ter festa, anel no dedo e sandália aos pés. Deus não cobra, Ele só ama.

Veja só o que me aconteceu quando eu era ainda jovem: (apaixonou-se pela professora…)

:. Padre Sílvio Andrei se recorda quando se apaixonou pela professora.

Jesus sempre jogou muito limpo com as pessoas, Ele chamava cada um e dizia: "Eu não lhes prometo vida fácil", e isso é bonito, o Senhor sempre é verdadeiro. De um lado, não é fácil ser santo; por outro, não é impossível. Pode ver: o que ganhamos muito fácil vai embora muito fácil também. O caminho da santidade é duro. O mundo diz que está tudo liberado e nossa resposta precisa ser diferente. Precisamos ser santos. Quando nós amamos, queremos oferecer o melhor e o testemunho de santidade, – em um mundo tão conturbado –, é nosso melhor presente para o Senhor. Não é fazendo o que o mundo manda fazer é que seremos felizes, mas é fazendo o que Deus pede que nós encontraremos a verdadeira felicidade.

É importante buscar a confissão porque além de Deus nos perdoar, Ele também nos previne pelo sacramento a não cairmos em outros pecados.

Nossa vida deve ser constantemente um Cenáculo, dia e noite, precisamos ser conduzidos pelo Espírito Santo. Acertaríamos muito mais se contássemos com o Espírito Santo. Desejo hoje que sua casa seja um Cenáculo, que você faça tudo pedindo a luz do Espírito Santo, na rua, na empresa, onde quer que você esteja, peça e deseje ser cheio d'Ele.

As coisas não caem prontas do céu, temos de nos esforçar e rezar para consegui-las. Sua fé tem de ser tão forte que resista às "tempestades" da vida. Não existe vida sem problemas e é aí que seu testemunho faz a diferença.

Ao voltar para sua casa hoje, leve este desejo no coração: Que minha casa seja um Cenáculo!

Oração pedindo a graça do Espírito Santo:

:. Padre Sílvio Andrei reza pedindo a graça do Espírito Santo (Eu nasci pra vencer).


Adquira esta palestra
através do telefone 12 3186 2600


 

↑ topo