Chamados à santidade

Padre Bruno
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
É uma grande alegria celebrar esta Missa de abertura do PHN 2011, que tem como tema: "O amor jamais acabará" e as leituras de hoje são propícias, o Salmo nos diz que o Senhor é indulgente e favorável. Que esta palavra possa trazer a alegria ao seu coração.

Na primeira leitura vamos compreender a vocação de Moisés, assim como a minha e a sua vocação. Nossa vocação primária é a santidade, por isso o PHN nos traz esta beleza: "Por Hoje Não, por hoje eu não vou mais pecar".

A vida do cristão é uma vida de sofrimento, viver para mim é Cristo e morrer para mim é ganho. Somos chamados a seguir o caminho de Jesus e Ele nos disse quem quiser segui-Lo deve tomar a sua cruz e segui-Lo. "No mundo havereis de ter tribulação, mas coragem eu venci o mundo", afirma o Senhor. Desde o Antigo Testamento Deus já nos prometia uma terra da qual brotaria leite e mel e do Antigo ao Novo Testamento essa promessa tem se cumprido. Tudo pode acabar, menos o amor, que jamais acabará porque o amor é próprio Deus.

O tema do nosso acampamento está em I Coríntios 134-8 :"O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará."

Com a nossa vida e com as nossas atitudes precisamos corresponder a esse amor de Deus por nós.

Como temos correspondido ao amor de Deus por cada um de nós? Como temos amado as pessoas ao nosso lado? Somos chamados a amar às pessoas que estão ao nosso lado.

Deus é de sempre e para sempre
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
Trago neste homilia sete características do amor verdadeiro para vocês:
1ª Não se deixa influenciar.
2ª O amor de Deus é eterno.
3ª O amor de Deus é soberano.
4ª O amor de Deus é infinito.
5ª O amor é paciente.
6ª O amor de Deus é imutável.
7ª O amor de Deus é Santo e Puro.
Estas são as sete características do amor de Deus, as quais somos chamados a conhecer e a viver. Deus é amor e nós precisamos corresponder a esse amor, por isso a proposta do PHN: por hoje eu vou viver o amor, vou me deixar lapidar para que eu possa refletir o amor de Deus. O amor vencerá. Se preciso for clame a Deus, grite a Deus. O que era velho passou!

Hoje se inicia um tempo novo em sua vida. Você crê nisso? O caminho se faz caminhando, queira recomeçar, o amor só se experimente amando.


Transcrição e adaptação: Mariana L. Gabriel

 

↑ topo