Como combater a cilada do mal

Vamos iniciar com a Palavra que está em II Corintíos 10, 4 ao 6:

“Não são carnais as armas com que lutamos. São poderosas, em Deus, capazes de arrasar fortificações. Nós aniquilamos todo raciocínio e todo orgulho que se levanta contra o conhecimento de Deus, e cativamos todo pensamento e o reduzimos à obediência a Cristo. Estamos prontos também para castigar todos os desobedientes, assim que for perfeita a vossa obediência.“

A primeira coisa que desencadeou a rebelião dos anjos contra Deus foi a dúvida e muitas vezes nós somos tomados pelas dúvidas, o diabo nada faz de novo a mesma coisa, pois ele só quer imitar aquilo que já fez para destruir nossas vidas. O demônio começa colocar dúvidas em nossos corações, no casamento e ele faz de tudo para destruir nossa mente e vai nos dando motivações para que a nossa razão seja dominada e aceitamos aquelas bobeiras que ele mesmo nos sugere.

Muitas vezes questionamos a Igreja, por exemplo, muitos perguntam porque a Igreja diz que não se pode ir para a cama antes do casamento, e eu explico o que acontece, para que você desobedeça a Lei de amor de Deus, você se esconde nas motivações do mundo e acaba justificando com suas razões o fato de ir para cama antes do casamento e põe em dúvida o que a Igreja diz, sendo que a Igreja é mãe, tem dois mil anos e tudo que orienta é para nosso bem.

Nossa vontade é fraca e a razão fará de tudo para justificar o pecado que queremos praticar. Na bíblia no livro II Samuel capítulo 11, versículo de 1 aos seguintes nós vemos o pecado de Davi, onde ele se encanta com Betsabé e trai Urias com sua mulher e depois manda Urias para frente de batalha para morrer para que ficasse com sua mulher.

Isso não foi um fato isolado, foi um fato pensado, pois ele planejou tudo para ficar com a mulher de Urias, até que ela ficou grávida. Neste fato compreendemos como somos e por isso devemos ter um cuidado enorme para que a dúvida não tome conta de nós. Quando falamos para que vocês não busquem horóscopos, ciganas, e outras coisas, é justamente para que isso não gere dúvidas em seu coração com relação a Deus.

Quando procuramos estes meios é porque já duvidamos de Deus e passamos a pensar que Deus não nos ama. Fiquemos atentos, não dê espaço para nenhuma dúvida! O demônio pecou por desobediência, então não desobedeça aquilo que nós padres e a Igreja lhes ensina, pois começa de pouco e quando vemos a dúvida já tomou conta de nós.

Você que foi alcoólatra e passou por muitos anos bebendo e foi se tratar , parou de beber e se de repente olha um copo de bebida e cede a ele, você cairá, porque somos fracos, então devemos estar sempre atentos.

"Devemos estar em prontidão e nunca deixarmos espaço para o mal", diz pe. Antonello
Foto: Sávio/CN

Certa vez em um encontro uma menina caiu possessa e o espírito imundo que tomou aquela menina disse: “Eu vou destruir vocês, individualmente, pessoalmente e lentamente”. É isso que o demônio quer fazer com todos nós, precisamos estar atentos em cada momento, para que não caíamos nestas situações onde podemos cair no pecado.

Por isso Paulo diz aos Efésios para se revestirem da armadura de Deus para que resistam ao mal. Devemos estar em prontidão e nunca deixarmos espaço para o mal, não deixar nenhuma brecha para nossa mente corrupta. E nesse período de quaresma é propício para nos fortalecermos, para sermos campeões precisamos fazer exercícios, então busque!

Devemos sempre agir na verdade, por exemplo, os casais precisam ser verdadeiros um com o outro, porém saber sempre que eu não tenho a verdade plena e o outro vai me ajudar a chegar a esta verdade. Também não fique murmurando, veja as situações que te levam a murmurar. Se, por exemplo, você hoje não agüenta mais seu marido ou sua esposa veja o “porque” chegou a esta situação, não caia na murmuração!

Devemos ser justos com todos, com os familiares, no trabalho, na Igreja, com os pobres. Você não pode pegar as coisas escondidas no seu trabalho, pegar as coisas dos outros sem autorização, devemos ser justos, sempre e em toda ocasião.

Devemos ser justos nas coisas pequenas, por exemplo, se você está em seu carro e joga latas pelas ruas, ou qualquer tipo de sujeira pela janela, como quer cobrar dos outros a questão das enchentes, será que esta sendo justo nisso? As pequenas coisas nos atingem tanto para o bem como para o mal precisamos estar sempre atentos.

Por fim, para poder resistir e não cair com o que o mal realizou e realiza contra nós precisamos tomar a decisão de viver a Palavra de Deus, pois ela é a força capaz de derrotar todo o mal que vem contra nós. A Palavra de Deus diz que devemos ter os pés em prontidão para levar esta mesma Palavra com a vida e com a força de Deus estaremos todos juntos um dia no paraíso.

 

Jesus está com você e te dá toda força e toda a capacidade para resistir o mal, Ele fortalece sua vontade!

Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro

Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE:
(12) 3186 2600

Veja também:
:: Leia este conteúdo no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo