Como você quer viver bem este tempo?

Padre Clóvis
Foto: Robson Siqueira

A conversão começa a partir do olhar para Jesus e como Ele viveu, e ao fazer isso passar a nos espelhar na vida d'Ele.

O Pai não desistiu de nós, o homem e a mulher pecaram, traíram a Deus, ainda assim o Senhor não desistiu de nós. E o nascimento de Jesus indica que Ele continua acreditando em nós. Deus não desiste de mim nem de você. E ainda que ninguém acredite em você, Deus acredita. Já ouvi pessoas dizerem: "Eu desisto de você, pois me cansei de você". Mas Deus nunca desiste de nós, Ele não se cansa de nós.

Como está sua vida hoje? Existem ressentimentos? Mágoas? Quaresma é também o tempo do perdão. Assim como Deus nos perdoa, precisamos perdoar aos demais. O Senhor quer nos perdoar e espera o momento para fazê-lo, assim como o pai, todas as tardes, esperava o filho pródigo, assim Deus nos espera. Ele tem a iniciativa de nos perdoar e está ansioso para nos amar e perdoar.

Jesus encontrou pessoas que aparentemente não mereciam o perdão, exemplo disso é o da mulher adúltera, da prostituta, do paralítico, mas Jesus não os desprezou, ao contrário, Ele os olhou e os curou. Por isso, deixe-se olhar por Deus, deixe-se amar pelo Senhor, Ele quer perdoá-lo, o olhar d'Ele é fonte de cura. Receba o perdão de Deus, mas também dê o perdão a quem precisa dele. Faça uma revisão de vida e reflita se na sua vida a referência é o amor e o respeito?

Não traga entulho em seu coração, não carregue pesos, peça a graça a Deus de perdoar. Quaresma é tempo de reconciliação, tempo de reconstruir as pontes que foram rompidas. As pessoas que o conhecem podem dizer que é notável o seu amor em relação a sua família e seus amigos?

'Deus acredita em você'
Foto: Robson Siqueira

É tempo de conversão, mas esta conversão precisa brotar de uma intimidade com Deus.

Aproveite este tempo para silenciar, escolha uma música que leve à oração, evite som alto. Faça dos seus ambientes, lugares tranqüilos, separe um tempo para fazer sua oração pessoal com Deus, crie um espaço em sua casa onde você possa rezar. Nas sextas-feiras medite a via-sacra.

Durante o tempo quaresmal faça algumas obras de misericórdia, visite asilos, doe uma cesta básica, doe o que está em excesso em seu guarda-roupa. É tempo de fazer o bem, dê o primeiro passo em relações às pessoas. Perdoe, mesmo que você que tenha de receber perdão; dê o primeiro passo, não dá para viver emburrado com ressentimentos, é preciso ter coragem de recomeçar. Confesse-se ao longo da Quaresma. Na confissão chegamos carregados com o peso do pecado, mas ao sairmos, saímos leves. Procure se confessar.

A Quaresma é o tempo de se fazer um belo retiro, você pode adquirir o "Retiro Popular" [livro de Dom Alberto Taveira] para ajudá-lo a viver bem este tempo.

Deus acredita em você, mas se você não acreditar em si mesmo, será incapaz de lutar para ser melhor, e daí Deus não pode realizar o que Ele deseja sem seu esforço.

Tenha coragem de abraçar a cruz de Jesus, de trilhar o caminho com Ele, e no fim ressuscitar.


Transcrição: Elcka Torres


 

ADQUIRA ESTA PREGAÇAO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600



Padre Clóvis Andrade


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo