Confiar nos cuidados do Senhor

Foto: Daniel Machado/CN

Quero saudar o monsenhor Jonas Abib, que é um ícone da Igreja e do mundo, e partilhar que foi em uma pregação do monsenhor Jonas pela TV Canção Nova, em um retiro de carnaval, que eu fui tocado e invadido pelo amor de Deus como eu nunca tinha experimentado antes. Então, eu deixei o álcool e hoje sou padre graças a Deus e ao monsenhor, pois ele foi um verdadeiro instrumento de Deus em minha vida.

:: Evangelho Mateus 6,24-34

A Palavra de Deus vem nos mostrar como a nossa fé é limitada. O Evangelho nos diz que a confiança é o início da bênção. Deus cuida de nós, cuida de seu povo, ou será que Deus, cuidando tão bem do lírio dos campos e os revestindo de beleza, não vai cuidar de nós? Será que o Deus que nos criou não vai cuidar de nós? Será que o teu sofrimento supera o amor de Deus?

A história da salvação do povo de Deus comporta duas realidades: Um Deus que ama o seu povo e que vem ao nosso encontro, pois Ele sempre toma a iniciativa, e a segunda realidade é um povo de cabeça dura, que passado dez minutos, já se esqueceu de todas as maravilhas que o Senhor realizou. Vendo o exemplo do povo que caminhou 40 anos no deserto e foi sustentado por Deus, que os alimentou, que os livrou do Faraó, que os fez passar pelo Mar Vermelho a pé enxuto, e mesmo assim o povo murmurou.

A principal arma de Satanás para enganar o povo de Deus é a murmuração. Quando você murmura, se esvazia da sede de buscar a Deus e se enche de sentimentos negativos, como ódio, indignação e se revolta. A graça de Deus que é disparada em sua direção, como uma flecha, encontra um escudo em seu coração, que a impede de entrar. A graça de Deus está reservada para aqueles que o amam, mas também para os que não o amam, está reservada para os que obedecem, mas também para os que não obedecem. A graça está reservada para os santos, mas também para os pecadores.

Padre Josenilson durante homilia
Foto: Daniel Machado/CN

Nós muitas vezes queremos limitar a ação de Deus ao nosso modo frágil e pequeno de pensar e amar, só que Deus vê muito além das nossas limitações, falhas e até murmurações. A Comunidade Obra de Maria tem crescido, mas este crescimento exige de nós ousadia, e permitir que em nossa vida Deus ocupe o lugar que é d'Ele. Não podemos querer tomar o lugar que é de Deus. Tem corações, que há muito tempo, que o trono não é mais Deus, porque você não deixa, porque lá está cheio de preocupações, cheio de desejos humanos. Precisamos sair do trono e deixar Deus ocupar o Seu lugar, pois Ele tem reservado para nós a Sua graça. Deus cuida de você meu irmão, mas para que você possa receber o máximo de graça que Ele tem reservado para você, e necessário você sair do trono.

A ação de Deus muitas vezes é silenciosa, mas não deixa de nos socorrer no momento oportuno.  Tem muita graça que Deus quer conceder a você, mas que não foi ainda alcançada, porque você quer a graça do seu jeito, que Deus faça detalhadamente do seu jeito. Deus não vai fazer em nossa vida do nosso jeito pequeno de pensar, mas do jeito d'Ele e na hora d'Ele.

 

Foto: Daniel Machado/CN

Muitas pessoas não entendem porque inexplicavelmente perdem bens, coisas, pessoas e perguntam: "por que Deus permitiu?". Muitas vezes, o braço de Deus desce para nos tirar o que tomou o Seu lugar em nossa vida, para que possamos nos encontrar com Ele, para alcançarmos a salvação. Deus tem seus modos, e muitas vezes, Deus nos salva e toma seu lugar em nossa vida, nos marcando como marcou Jacó.

Nós não queremos mais ser imagem e semelhança de Deus, mas queremos que Deus se 'molde' à nossa imagem e semelhança, sobre a desculpa de que Deus me ama; então cada um cria o seu Deus, que tem que de se adequar a nós, e a partir desta diversidade de credos que existem hoje, adequamos Deus ao que queremos, e começamos a fazer o que "dá na telha", pois "Deus me aceita do jeito que sou…". Jesus não entra na nossa vida para que continuemos fazendo o que queremos, pois, seguir a Jesus quer dizer: “Vai, e tenta ser melhor”. O amor de Jesus Cristo quando entra no nosso coração nos transforma, e então, nós nunca mais seremos os mesmos, temos que mudar.

Transcrição e adaptação: Carlos Eduardo

 

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

 

 

↑ topo