Consagração congregados Marianos

Jesus sem dúvida alguma foi uma pessoa fascinante, já fazem dois mil anos e a palavra de Deus continua ecoando. Dois mil anos que a palavra de Deus é pregada e nos encanta, fortalece, nos dá um sentido novo, nos encoraja. Esse é o nosso bom Jesus que a tanto tempo se faz presente no meio de nós. No mistério da páscoa, nos recordamos que Jesus está vivo.

Até hoje, quando ouvimos a palavra ela vem de encontro com nossas realidades. Deus age através da proclamação da palavra na missa, o próprio Deus vem nos falar, muitas vezes nós ficamos felizes com a pregação; tomamos decisões a partir da palavra; muitas vocações são suscitadas; nossos corações são reanimados, encorajados pela escuta da palavra de Deus em uma palestra, um testemunho.

Padre Albertine
Foto: Clarissa Oliveira

A palavra de Deus continua falando, atuando em nós através da Igreja, Ela vem dar a nós um sentido novo a nossa vida, precisamos ouvir, deixá-la entrar em nosso interior. Precisamos ter cuidado pois muitas vezes sofremos a tentação de escutar a palavra de Cristo somente naquilo que nos agrada, nos interessa, somente quando nos fortalece, nos dá animo, e quando é algo que não gostamos dizemos que ela é ultrapassada, que isso foi dito para aquele tempo. Queremos ouvir apenas aquilo que nos favorece, nos encoraja, mas quando ela nos cobra, exige posições na nossa vida, corremos o risco de deixá-la de lado. Precisamos acolhê-la de maneira plena!

Quanto Jesus proclamava a palavra que exigia posições novas, muitos O deixaram, mas mesmo assim Jesus não mudou sua posição, não mudou a palavra, pois a palavra é verdade e verdade não se muda, é preciso que acolhemos a palavra de Deus na sua plenitude, não podemos ser cristão pela metade. Muitas vezes tomamos atitudes para para agradar as pessoas e não para cumprir a palavra. Tem pessoas que só escutam e não encarnam a palavra de Deus em sua vida. Precisamos deixar Cristo atuar em nós, então Ele fará nova a nossa vida. Para que sejamos salvos precisamos assumir aquilo que Cristo falou e continua falando a cada um de nós, precisamos encarnar a palavra de Cristo.

É preciso que tenhamos um encontro pessoal com Cristo, a grande missão da Igreja é fazer discípulos e missionários de Cristo, levar as pessoas a terem um encontro pessoal com Cristo. Levar Jesus Cristo as pessoas e levar as pessoas a Jesus Cristo, por todos os meios de comunicação, por isso precisamos ajudar a Canção Nova, pois ela segue a missão da Igreja, levar Jesus Cristo a todos.

Congregação mariana é mais antigo movimento leigo da Igreja, que propõe primeiramente um amor especial a Nossa Senhora, os congregados marianos precisam ser apaixonados por Maria, precisam ter um terna devoção a Ela. Em segundo ter uma vida de busca a santidade através da oração do ofício da Imaculada Conceição, reza do terço, participar do retiro mariano uma vez por ano. Em terceiro ter uma vivência de um trabalho apostólico, assim como Maria estava disponível para servir a sua prima Isabel, o congregado precisa estar disposto na paróquia a ajudar o pároco no que ele precisar, no trabalho na pastoral, na evangelização das famílias.

Ser congregado Mariano é empenhar todas as forças para evangelizar com a santidade de vida.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo